CIDADANIA

ES entrega Núcleo de Atendimento às Mulheres em Anchieta

O Governo do Estado também vai inaugurar as unidades em Colatina e em Nova Venécia.

Em 10/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

O Espírito Santo vai contar com 10 equipamentos regionais de referência de atendimento às Mulheres em situação de Violência, 1 em cada microrregião do Estado.

Na próxima segunda-feira (12), o Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Direitos Humanos (SEDH)vai inaugurar o segundo Núcleo Regional de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência – Margaridas Litoral Sul, no município de Anchieta, às 14 horas. O equipamento fica na Rua Padre João Arriagui, 172, Centro.

No total, o Espírito Santo vai contar com 10 equipamentos regionais de referência de atendimento às Mulheres em situação de Violência, 1 em cada microrregião do Estado. Serão seis Núcleos, de norte a sul do Estado e em breve, também serão inaugurados, quatro Centros. O Núcleo Margaridas Microrregião Litoral Sul vai atender mulheres de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

“Os Núcleos e Centros de Referência em Atendimento à Mulher fazem parte de um conjunto de ações do Governo para o enfrentamento à violência contra a mulher, um grande passo na consolidação de políticas públicas fundamentais para a garantia de direitos das mulheres”, ressaltou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O Núcleo Margaridas Microrregião Litoral Sul compõe a cartela de projetos estratégicos do Governo do Estado, no que tange à estruturação das políticas públicas voltadas para as mulheres no Espírito Santo. Vai contar com um corpo técnico composto por advogada, assistente social, psicóloga e educadora social, visando a oferecer acompanhamento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência na região.

“A implantação dos Núcleos e Centros Margaridas é um marco histórico. É a concretização de uma política pública necessária ao enfrentamento à violência contra as mulheres no Espírito Santo. Trata-se de uma ação prevista no Pacto Estadual pelo enfrentamento à violência contra as mulheres”, explicou a gerente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Bernardete Baltazar.

O equipamento vai proporcionar atendimento qualificado e humanizado às mulheres para a superação das situações de violência. Também vai acompanhar e monitorar, com os órgãos de Segurança Pública e Justiça, a responsabilização do agressor, além de outras atividades.

Neste mês de setembro, serão inauguradas unidades em Colatina (dia 15) e em Nova Venécia (dia 23).

Margaridas
Para o atendimento qualificado e humanizado às mulheres para a superação das situações de violência, o Governo do Estado vai inaugurar, nesta segunda-feira, o segundo Núcleo de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência – Margaridas, em Anchieta, às 14h, na Rua Padre João Arriagui, 172, Centro de Anchieta. Ele vai atender gratuitamente às mulheres do município e de Alfredo Chaves, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

Margaridas II
O Núcleo conta com advogado, assistente social, psicólogo e educador social para oferecer acompanhamento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência na região. Ele também vai acompanhar e monitorar com os órgãos de Segurança Pública e Justiça a responsabilização dos agressores. Em breve, serão dez equipamentos regionais de referência de atendimento às Mulheres em situação de Violência, sendo em cada microrregião do Estado.

Serviço:
Inauguração do Núcleo de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência – Margaridas/Microrregião Litoral Sul.
Quando: 12 de setembro, segunda-feira.
Horário: às 14h.
Local:  Rua Padre João Arriagui, 172, Centro.
(Com informações são da SEDH)

Leia também:

Confira toda programação da 3ª edição do Serra + Cidadã
Morada da Barra recebe CRAS Itinerante na próxima semana
RG no Serra + Cidadão: veja as documentações necessárias
“Aracruz + Cidadania” levará serviços essenciais a moradores
Serra mais cidadã: 2ª edição acontece neste final de semana
Aracruz + Cidadania reuniu moradores do Bairro de Fátima
De morador em situação de rua à repositor em supermercado
Ação em Cariacica terá emissão da carteira de identidade
Cariacica: vários serviços gratuitos à população no sábado
Bairro de Fátima vai receber Aracruz + Cidadania sábado (20)

TAGS:
ANCHIETA | NÚCLEO | INAUGURAÇÃO | MULHERES | ATENÇÃO