TEMAS GERAIS

Estados Unidos registram 64 mortes por nevasca do século

As autoridades norte-americanas fazem apelos para que as pessoas permaneçam em casa.

Em 28/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: BRENDAN MCDERMID | REUTERS

A maior parte das vítimas morreu por hipotermia ou por ataques cardíacos ao tentar retirar a neve acumulada em frente a residências e veículos, aponta a mídia norte-americana.

WASHINGTON – O número de mortos por conta da forte onda de frio e neve que atinge os Estados Unidos chegou a 64 nesta quarta-feira (28), informam as autoridades norte-americanas.

Chamada de “nevasca do século” no país, a área mais atingida continua sendo a da cidade de Buffalo que, sozinha, tem 28 vítimas. Há ainda mais de quatro mil residências sem energia elétrica – e, consequentemente, aquecimento – e os serviços de meteorologia locais apontam que devem cair ainda mais 20 centímetros de neve No entanto, há óbitos relacionados ao ciclone “bomba” em 12 estados: Colorado, Illinois, Kansas, Kentucky, Michigan, Missouri, Nebraska, Nova York, Ohio, Oklahoma, Tennessee e Wisconsin.

As autoridades seguem fazendo apelos para que as pessoas permaneçam em casa e só saiam em situações de emergência porque as ruas ainda têm muita neve – algumas passam de 1,2 metro de altura. Muitos carros, inclusive, continuam presos em vias públicas.

Hipotermia

A maior parte das vítimas morreu por hipotermia ou por ataques cardíacos ao tentar retirar a neve acumulada em frente a residências e veículos, aponta a mídia norte-americana.

Outro efeito da forte onda de frio e neve foram os mais de 17 mil voos cancelados em todo o país.

No entanto, as autoridades do Departamento de Transportes, do governo de Joe Biden, e uma comissão do Senado estão investigando grande parte desses problemas, já que a maioria das viagens canceladas eram da empresa Southwest.

Para Washington, a quantidade de passageiros que ficou em terra é “inaceitável”. Já os senadores afirmaram que os consumidores “precisam de uma forte proteção e também regras atualizadas para reembolso dos bilhetes”. (ANSA).

Leia também:

Procon Vitória dá dicas sobre trocas e devoluções de presentes
CNPE: Governo define redução de gases de efeito estufa
Linhares: Ação da Prefeitura vai orientar idosos contra golpes
Número divórcios no país cai 10% este ano em relação a 2021
Verão com previsão é de chuvas acima da média no Brasil
Incaper apresenta detalhes sobre o Verão no Espírito Santo
Vigilância Sanitária faz blitz em supermercados da Serra
Governo do Espírito Santo define os valores do IPVA 2023
Greve dos aeronautas segue pelo 4º dia com voos atrasados
Defesa Civil autoriza repasse de R$ 9 milhões a 5 estados

TAGS:
EUA | NEVASCA | FRIO | MORTOS | GELEIRAA | AUTORIDADES