SAÚDE

Estudo: 4ª dose de vacina contra covid não segura ômicron

O Centro Médico Sheba em Israel administrou uma segunda dose de reforço em um estudo.

Em 17/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Charles Platiau/Reuters

Israel foi o país que avançou mais rápido em sua vacinação inicial contra a covid-19 há um ano, e começou no mês passado a aplicar uma quarta dose.

Uma quarta dose da vacina contra a covid-19 aumenta os anticorpos para níveis ainda mais altos do que a terceira dose, mas provavelmente não é suficiente para prevenir infecções pela variante Ômicron do coronavírus, de acordo com um estudo preliminar realizado em Israel.

O Centro Médico Sheba em Israel administrou uma segunda dose de reforço em um estudo com sua equipe e está estudando os efeitos da dose da vacina da Pfizer em 154 pessoas após duas semanas, e do reforço com o imunizante da Moderna em 120 pessoas após uma semana, afirmou Gil Regev-Yochai, diretor da Unidade de Doenças Infecciosas.

Esse grupo estão sendo comparados com um grupo de controle que não recebeu a quarta dose. Os voluntários no grupo da Moderna haviam recebido três doses da vacina da Pfizer, afirmou o hospital.

A dose adicional levou a um aumento no número de anticorpos “até mesmo um pouco maior do que o que tínhamos após a terceira dose”, disse Regev-Yochay.

“Ainda assim, isso provavelmente não é o suficiente para a Ômicron”, disse ela a jornalistas. “Sabemos até agora que o nível de anticorpos necessários para proteger e não se infectar com a Ômicron é provavelmente alto demais para a vacina, mesmo se for uma boa vacina.”

As descobertas, que segundo o hospital são as primeiras do tipo no mundo, são preliminares e ainda não foram publicadas.

Israel foi o país que avançou mais rápido em sua vacinação inicial contra a covid-19 há um ano, e começou no mês passado a aplicar uma quarta dose, ou segundo reforço, para os grupos mais vulneráveis e de alto risco. (Por Ari Rabinovitch - REUTERS)

Leia também:

Prefeitura de João Neiva amplia horário de vacinação até 19h:30
Inglaterra estende dose de reforço contra covid para 16/17 anos
Serra abre agendamento para vacinar crianças contra Covid
Um ano de vacinação e 70% dos brasileiros tomaram 2 doses
Covid-19: Brasil registra 23 milhões de casos e 621 mil mortes
Nova etapa do Estudo Viana Vacinada oferta dose de reforço
Brasil recebe segunda remessa de vacina pediátrica da Pfizer
Cuidados com Aedes aegypti devem ser redobrados no Verão
Vitória vai vacinar crianças de 05 a 11 anos neste sábado (15)
Vitória abre 9.510 vagas para vacinação contra gripe e covid-19

TAGS: 
DOSE DE ROFORÇO | INFECÇÃO | ESTUDO | ISRAELENSE | ÔMICRON