ESPORTE INTERNACIONAL

F1: Leclerc puxa dobradinha da Ferrari e vence GP do Bahrein

Charles Leclerc não fez só uma prova dominante como engatou uma briga com Verstappen.

Em 20/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: F1 / Getty Images

Charles Leclerc e Max Verstappen fizeram uma grande disputa no GP do Bahrein, mas quem levou a primeira corrida da temporada foi a Ferrari.

Charles Leclerc enfim fez as pazes com a vitória na F1. Neste domingo (20) de GP do Bahrein, o monegasco dominou com ritmo bastante veloz e garantiu a vitória quase que de ponta a ponta na primeira etapa da temporada 2022.

O competidor da Ferrari não apenas fez uma prova dominante como engatou uma emocionante briga com Max Verstappen, conseguindo segurar o atual campeão da temporada.

Em um final dramático, Carlos Sainz conseguiu terminar na segunda colocação, fazendo a primeira dobradinha da equipe desde 2019. Em um último ato, Lewis Hamilton completou o pódio em Sakhir.

O GP do Bahrein

Após meses de espera, a principal categoria do automobilismo mundial voltou. A primeira etapa do calendário foi o GP do Bahrein que tinha temperatura de 24ºC e o asfalto batendo os 29ºC.

Quem alinhou na pole-position foi Charles Leclerc, que conquistou sua primeira posição de honra de largada desde o GP de Mônaco de 2021. Max Verstappen saiu em segundo com Carlos Sainz, Sergio Pérez e Lewis Hamilton completando o top-5.

Entre todo o pelotão, a maioria esmagadora dos competidores escolheu o pneu macio para largar, dado pela Pirelli como a melhor opção. Apenas a dupla da McLaren optou pelos compostos médios para a saída.

Largada autorizada e o monegasco da Ferrari manteve a primeira colocação apesar da pressão exercida pelo atual campeão. O heptacampeão da Mercedes conseguiu subir uma colocação e era o quarto colocado.

Quem largou muito mal foi Pérez que despencou para a sexta colocação. Daniel Ricciardo também deixou muito a desejar e antes do final da primeira volta já estava na última colocação atrás da Alfa Romeo e Williams.

O nome que mais despencou no grid foi Bottas ao cair oito colocações e ficando em 14º. Por outro lado, quem teve a maior escalada foi Yuki Tsunoda que ganhou quatro postos e estava em 12º no final do giro inicial.

Com quatro giros completados, a ordem na pista era Leclerc com 1s1 de vantagem, Verstappen, Sainz, Hamilton, Pérez, Magnussen, George Russell, Pierre Gasly, Fernando Alonso e Esteban Ocon completando as dez primiras colocações.

Hamilton tentava se aproximar de qualquer maneira de Sainz abrindo a asa móvel na reta principal. Entretanto, o espanhol da equipe italiana conseguia se distanciar do inglês e evitar a ultrapassagem.

Enquanto isso, a briga no meio do pelotão também pegava fogo. Guanyu Zhou, estreante em 2022 pela Alfa Romeo, depois de muito calcular, conseguiu ultrapassar Mick Schumacher para assumir a 14ª colocação do grid.

Uma equipe que merecia de fato atenção era a Haas. Após amargar a última posição em 2021, os esforços de voltar todo o desenvolvimento para este ano tem se mostrado efetivo com Magnussen em sétimo e Schumacher em 15º, à frente das duas Aston Martin, McLaren e uma Williams.

Os competidores começaram a passar pelos boxes para a primeira troca de pneus – a Pirelli indica duas paradas como melhor estratégia. Com 15 voltas feitas, foi a vez de Verstappen parar para calçar vermelho.

Logo atrás veio Sainz que teve parada 0s6 mais rápida que a do adversário da Red Bull. O espanhol também optou por calçar o composto mais brando da gama levada para Sakhir.

Quando Leclerc voltou para a pista, voltou lado a lado com Max e também calçando o macio. A distância entre a dupla era de apenas 0s420 e o holandês tentava alcançar o monegasco, que conseguia se manter em primeiro.

Na Red Bull, Pérez foi com uma estratégia diferente em seus carros. Enquanto o atual campeão ia com macio/macio, quando o mexicano parou, calçou o médio, ficando com macio/médio.

No giro seguinte, os dois primeiros colocados engataram uma briga um tanto quanto emocionante. Verstappen abriu a asa móvel e conseguiu assumir a primeira colocação, mas algumas curvas mais à frente o monegasco deu o troco e voltou para primeiro.

Mas a disputa não havia acabado, pois na volta seguinte o campeão mais uma vez acionou o DRS para saltar para a ponta, mas Charles não se deu por vencido e no mesmo ponto anterior conseguiu repassar para voltar para primeiro.

A briga continuava sem dar sossego para a dupla das duas primeiras colocações. Desde a volta 17 a batalha vinha emocionante com Verstappen mais uma vez passando, mas levando o X após ter travado o dianteiro direito.

Com 20 voltas completadas, Leclerc era líder seguido por Verstappen, Sainz, Pérez com a volta mais rápida, Hamilton, Russell, Magnussen, Gasly, Alonso e Ocon.

A McLaren vinha em uma corrida que deixava muito a desejar. Enquanto Norris era apenas o 16º, Ricciardo estava apenas em 19º à frente apenas de Nico Hülkenberg, substituto de Sebastian Vettel no Sakhir.

A opção de pneus entre os três primeiros colocados é de macio, com Pérez de médio e as duas Mercedes de pneus duros. Inclusive, além de Hamilton e Russell, apenas Alonso  Norris estavam com a borracha mais resistente.

Lewis partiu para a segunda parada da prova e calçou o pneu médio com pouco mais da metade da corrida para o fim. No pit-stop, enfrentou problema para encaixarem o dianteiro direito, voltando em oitavo.

Verstappen parou mais uma vez e calçou o pneu médio e voltou na quarta a 12s da primeira colocação. No giro seguinte, foi a vez de Leclerc ir aos boxes e também foi de médio, voltando mais uma vez junto de Max.

O heptacampeão vinha escalando o pelotão e com 33 voltas completadas ultrapassou Gasly e assumiu a sétima colocação. Agora, vinha na caçada de Magnussen para ganhar mais um posto no pelotão – não foi difícil se adiantar na Haas.

Dos dez primeiros colocados, Bottas, que ocupa a sétima colocação, era o único piloto que havia feito apenas uma parada. O finlandês estava com pneu médio e a mais de 58s do primeiro colocado.

Nas comparações de setores, Verstappen virava mais rápido no primeiro do que Leclerc. Entretanto, no segundo o monegasco virava ligeiramente mais rápido e no terceiro, era muito mais veloz.

Enquanto isso, Sainz e Albon protagonizaram um quase acidente. Quando o anglo-tailandês saia dos boxes, o espanhol acabou forçando e os dois passaram perto de se tocar, com o piloto da Ferrari reclamando nos boxes.

Algo notável é que com 40 voltas feitas, nenhum abandono havia sido registado. Qualquer incidente foi notado ou problemas nos carros, mostrando uma corrida boa em fator confiabilidade.

A partir da 14ª colocação, ocupada por Schumacher, todos os pilotos já tomaram uma volta de Leclerc. Entre o ponteiro o 13º, nada menos que 1min30s separavam os competidores.

Verstappen parou pela terceira vez com 13 voltas para a bandeira quadriculada. O holandês da Red Bull calçou o pneu macio; na sequência, foi a vez de Pérez também parar, usando também o mais macio.

Mais pilotos vieram para as paradas. Primeiro foi Sainz calçando o macio e voltando em terceiro, e Hamilton veio na sequência e ficou na sexta posição. Enquanto isso, Max vinha reclamando de problemas.

Então, na fase final da prova, Gasly foi o primeiro abandono da corrida. A AlphaTauri do francês pegou fogo e, com isso, o safety-car foi necessário, com Leclerc e Russell aproveitando para ir aos boxes.

Restando sete voltas para o final, os pilotos que estavam atrás do carro de segurança estavam na ordem Leclerc, Verstappen, Sainz, Pérez, Hamilton, Russell, Magnussen, Bottas, Ocon e Schumacher.

Relargada autorizada e enquanto Leclerc não teve problemas em se manter na primeira colocação, Verstappen precisou lidar com o assedio de Sainz. Atrás, Pérez e Hamilton também vinham no ataque.

Não bastando estar na primeira colocação da classificação, Charles ainda levava o ponto momentâneo de melhor volta com 1min34s5. O competidor estava a 1s924 de vantagem para o pelotão.

Restando apenas três voltas para a bandeira quadriculada, Carlos conseguiu ultrapassar Max para assumir a segunda colocação. Com isso, a Ferrari vinha fazendo sua primeira dobradinha desde a temporada 2019.

E um drama foi visto na volta seguinte para a Red Bull. Com problemas no carro, Verstappen não apenas perdeu a segunda posição para Sainz como precisou abandonar a prova, com Pérez pulando para terceiro e precisando segurar Hamilton.

A Red Bull teve um fim de semana para esquecer. Após o abandono do atual campeão da categoria, o mexicano teve problema com o carro, rodou e caiu no pelotão, o que deu a chance de Lewis subir para terceiro e terminar o dia no pódio.

Resultado do GP do Bahrein de Fórmula 1
1) Charles Leclerc (Ferrari)
2) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
6) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
8) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
9) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
10) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
11) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
14) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
15) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
16) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
17) Nico Hülkenberg (Aston Martin/Mercedes)
OUT) Sergio Pérez (Red Bull)
OUT) Max Verstappen (Red Bull)
OUT) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)

Mundial de pilotos:
1) Charles Leclerc, 26 pts
2) Carlos Sainz Jr., 18
3) Lewis Hamilton, 15
4) George Russell, 12
5) Kevin Magnussen, 10
6) Valtteri Bottas, 8
7) Esteban Ocon, 6
8) Yuki Tsunoda, 4
9) Fernando Alonso, 2
10) Zhou Guanyu,
](Por Nathalia De Vivo - Grande Prêmio)

Leia também:

Futebol feminino: Brasil decide Sul-Americano com Colômbia
Seleção feminina Sub-20 é convocada para Sul-Americano
Com patrocínio da ArcelorMittal, Neymara busca 6º Mundial
Serra vai sediar em abril o mundial de corrida de skyrunning
Tribunal mantém Rússia fora da repescagem para a Copa
Flu perde para Olimpia e fica fora dos grupos da Libertadores
Flu encara Olimpia para confirmar vaga na fase de grupos
Libertadores: América-MG vence Barcelona e vai à fase de grupos
Ferrari revela estar "a detalhes" de renovar com Carlos Sainz
Pai de Messi busca negociar volta de atacante para Barcelona
Hamilton modera expectativas da Mercedes na F1 este ano

TAGS:
FÓRMULA 1 | CHARLES LECLERC | MAX VERSTAPPEN | BAHREIN | FERRARI