TEMAS GERAIS

Fenaj repudia ataques a jornalista em ato bolsonarista

Em mais uma manifestação de desrespeito, grupos bolsonaristas atacaram repórter da CNN.

Em 24/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Twitter/Reprodução/Estadão

“A liberdade de imprensa é um dos pilares da Democracia. E dela jamais abriremos mão", dizem o SJPMRJ e a FENAJ.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio (SJPMRJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram, em nota oficial, os ataques ao repórter da CNN Pedro Duran durante a cobertura da manifestação promovida na manhã deste domingo no Rio de Janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro. O repórter foi impedido de exercer sua função profissional e teve que ser escoltado por policiais militares para escapar dos manifestantes.

Segundo a nota, “em mais uma manifestação de truculência, intransigência, absoluto desrespeito com a atividade jornalística e a liberdade de imprensa e de expressão, grupos bolsonaristas atacaram ontem” o repórter da CNN. O Relatório da Violência contra Jornalista e Liberdade de Imprensa – 2020, produzido pela Fenaj, mostra que nos dois últimos anos é crescente a insegurança para o exercício da profissão de jornalista no Brasil.

Os ataques que profissionais de imprensa vêm sofrendo por parte de grupos de apoiadores do presidente passaram a ser frequentes e, lamentavelmente, são alimentados por Jair Bolsonaro, segundo a nota.

Notas

“Diante dos graves fatos registrados nessa manhã, o SJPMRJ e a FENAJ cobram das autoridades do município do Rio as providências necessárias no sentido de punir os responsáveis pela manifestação, que desrespeitou todas as medidas sanitárias de combate à pandemia e pôs em risco a vida de milhares de cidadãos cariocas”, pediu a nota oficial. E ainda: “A liberdade de imprensa é um dos pilares da Democracia. E dela jamais abriremos mão.”

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) disse que a intimidação a repórteres tem como objetivo impedir a cobertura de fatos de interesse público e é uma violação à liberdade de imprensa.

"Tal comportamento é incentivado pelo presidente da República, que frequentemente propaga teorias conspiratórias, ofensas e discursos estigmatizantes contra jornalistas", diz a nota.

CNN Brasil também divulgou nota sobre o episódio. De acordo com o texto, a emissora “repudia veementemente qualquer tipo de agressão”. Diz ainda o texto:

“Acreditamos na liberdade de imprensa como um dos pilares de uma sociedade democrática. Os jornalistas têm o direito constitucional de exercer sua profissão de forma segura, para noticiar fatos dentro dos princípios do apartidarismo e da independência”. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

Fome deixa 19 milhões de brasileiros vulneráveis à covid-19
Total de mortes por covid-19 pode ser 3 vezes maior, diz OMS
Supergasbras inicia campanha sobre a doação de córnea
Cai número de cidades capixabas em Risco Baixo para covid
Empresários de Serra doam cestas básicas para 630 famílias
FMI propõe plano de US$ 50 bilhões para vencer a pandemia
Terminal Portocel vai exportar toda produção da LD Celulose
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza
Guns N’ Roses presta homenagem a morte de Ayrton Senna
Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, morre aos 41 anos
Infraestrutura: Findes vai ajudar prefeituras a fazerem PPPs
Butantan paralisa produção de vacinas por falta de insumos
Latinos viajam aos Estados Unidos em busca de imunização
Transcol será ampliado e Vitória passa a integrar o sistema

TAGS:
GERAL | MISS | MEIO AMBIENTE | MODA | CLIENTES | EMPREGOS | CIDADE ! NUTRIÇÃO