POLÍTICA CAPIXABA

Governador acompanha teste da embarcação do Aquaviário

Comitiva saiu da Capitania dos Portos, em Vitória, e seguiu até a estação de Porto de Santana.

Em 15/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

O novo sistema aquaviário terá quatro estações: Praça do Papa e Rodoviária, ambas em Vitória, além da Prainha, em Vila Velha e Porto de Santana, em Cariacica. A previsão é que as atividades sejam iniciadas até maio.

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta quarta-feira (15), do teste da embarcação do novo Aquaviário. A comitiva saiu da Capitania dos Portos, em Vitória, e seguiu pela Baía de Vitória até a estação de Porto de Santana, em Cariacica. O novo sistema aquaviário terá quatro estações: Praça do Papa e Rodoviária, ambas em Vitória, além da Prainha, em Vila Velha e Porto de Santana, em Cariacica. A previsão é que as atividades sejam iniciadas até maio.


O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, governador do Estado, Renato Casagrande, prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o capitão de Mar e Guerra, Alexsander Moreira dos Anjos. Foto: Hélio Filho-Secom/ES 

O modelo de embarcação tem capacidade para 98 passageiros e dois tripulantes, e está equipado com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo. A implantação do novo modal é uma das prioridades do Governo do Estado na área da mobilidade. O Sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado.

“O Aquaviário é uma forma de mobilidade mais ágil e eficiente, mesmo não transportando tantas pessoas ao mesmo tempo. Além disso, a experiência de viajar de barco é única e proporciona uma vista privilegiada da nossa Baía de Vitória, que é linda. Com a integração com outros modais de transporte, como ciclovias e ônibus, o Sistema Transcol se torna ainda mais completo e acessível para todos. Estamos muito animados com esse teste e, em maio, iniciamos a operação do Aquaviário, algo tão sonhado pela população capixaba”, afirmou o governador Casagrande.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que o novo sistema contará com três embarcações que vão atender as três estações (Praça do Papa, Prainha e Porto de Santana).

“Nós estamos muito felizes com esse evento, que é mais um passo que nos aproxima do início das atividades do Aquaviário. O usuário que utilizar esse serviço irá pagar apenas uma tarifa, pois ele irá funcionar de forma integrada ao Sistema Transcol, por meio do CartãoGV.  Será mais uma opção para o deslocamento da população com conforto e segurança, além do atrativo turístico”, pontuou.

A comitiva teve a presença dos prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini, e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; o capitão de Mar e Guerra, Alexsander Moreira dos Anjos; além de secretários de Estado e outras autoridades. (As informações são do Governo do ES)

Leia também:

Governo ES assina OS de revitalização de Campo Bom de Bola
Governo do ES encaminha redução do ICMS do café Conilon
Abandonada, estrutura do VLT de Cuiabá será desmontada
Casagrande se reúne com ministro do Desenvolvimento Social
Câmara aprova criação do selo "Empresa Amiga da Mulher"
Lula anuncia projeto para igualar salários de homens e mulheres
Governo do Estado e Polícia Federal assinam cooperação
Governo cria Subsecretaria de Políticas para as Juventudes
Iniciada última etapa das obras de ampliação da Terceira Ponte
Casagrande apresenta resultados do Plano Estratégico 2023-2026
Governo ES anuncia novos obras de infraestrutura em Piúma
Laranja da Terra recebe obras de infraestrutura e melhorias

TAGS:
GOVERNO/ES | AQUAVIÁRIO | VITÓRIA | VILA VELHA | CARIACICA | ESTAÇÕES