MEIO AMBIENTE

Governo cria Programa Nacional de Resgate da Fauna Silvestre

Programa será coordenado pela Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente

Em 06/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © 16/08/2019/Onçafari/ Edu Fragos/Direitos reservados

No âmbito das metas do Resgate+, figuram a redução da perda de biodiversidade da fauna em decorrência de eventos naturais extremos ou acidentes ambientais causados por ação humana.

Portaria do Ministério do Meio Ambiente instituiu o Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre. O Resgate+ terá, entre suas finalidades, a adoção de medidas visando afugentamento, resgate, atendimento e assistência de animais silvestres em situação de risco e vulnerabilidade nos seis biomas do país. A portaria foi publicada hoje (6) no Diário Oficial da União.

O atendimento (primário e emergencial), citado pela Portaria nº455, deverá ser feito por médico veterinário. Ainda no âmbito das metas do Resgate+, figuram a redução da perda de biodiversidade da fauna em decorrência de eventos naturais extremos ou acidentes ambientais causados por ação humana; e orientação da destinação adequada dos animais atendidos em operações de resgate e assistência.

O programa será coordenado pela Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, que buscará articular e desenvolver parcerias com outros órgãos governamentais, o setor privado e a sociedade civil, visando a implementação dos seus objetivos e o estabelecimento de regramento próprio relativo aos prazos e condições do projeto.  

Resgate+

A portaria descreve como objetivos estratégicos do Resgate+ a coordenação e a articulação visando disponibilizar bases operacionais:

"Estrategicamente  localizadas, com pessoal treinado e equipamento específico, para realizar as ações de afugentamento, resgate, salvamento, assistencialismo e recuperação de fauna silvestre em situação de risco e vulnerabilidade".

Prevê, ainda, ações de capacitação, educação e cidadania ambiental; e elaboração de planos de pronta resposta a desastres e acidentes que afetem a fauna silvestre, além da celebração de acordos e parcerias para a operacionalização de atividades.

Entre as diretrizes do programa figuram a cooperação e engajamento dos órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e o estímulo ao voluntariado e à participação do setor privado e da sociedade na implementação, custeio e operacionalização de atividades de resgate de fauna silvestre. A portaria entrou em vigor de hoje. (Por Pedro Peduzzi/Agência Brasil)

Leia também:

Governo do Estado anuncia investimentos na área ambiental
“Não podemos comer carvão”: diz a ativista Vanessa Nakate
Reflorestar Viana inicia cadastro de propriedades rurais
Vix Flora: Vitória lança programa de recuperação florestal
Dia da Árvore é comemorado com conscientização ambiental
No Dia Mundial de Limpeza, 6 ton de lixo retiradas da orla
Dia Mundial da Limpeza com ações em todo território da capital
Vitória assume a presidência do CBH do Rio Santa Maria
Prefeitura de Vitória inaugura etapa de recuperação da restinga
Vila Velha faz série de operações contra invasões irregulares
Vale e Ternium assinam termo para redução da emissão de CO2

TAGS:
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE | GOVERNO | RESGATE DE FAUNA SILVESTRE | RESGATE+ | ASSISTÊNCIA