POLÍTICA CAPIXABA

Governo do Espírito Santo inaugura CRJ em Guarapari

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) está localizado no bairro Kubitschek, Guarapari.

Em 26/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

O equipamento é um espaço moderno e acolhedor que vai oferecer, gratuitamente, a jovens de 15 a 24 anos cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades.

O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, inaugurou, nesta segunda-feira (25), o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Guarapari, no bairro Kubitschek. Principal projeto do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o equipamento é um espaço moderno e acolhedor que vai oferecer, gratuitamente, a jovens de 15 a 24 anos cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades. O CRJ está localizado na Rua Ataulfo Alves, nº 9, no bairro Kubitschek.

“Queremos que a juventude seja protagonista! Por isso, as políticas públicas para esse público são fundamentais para nós. Estamos tencionando a juventude para o mundo das oportunidades. É o sexto CRJ que estamos inaugurando, movimentando toda essa juventude. Vamos ofertar cursos de formação e atividades culturais para que os jovens possam se encontrar, interagir e ver que existe caminho para o presente e futuro. Queremos que aqui seja um foco de oportunidades”, afirmou o governador.

A solenidade de inauguração contou com a apresentação do tradicional Bloco Rama, oficina de dança, oficina de telescópios com o apoio do Observatório Astronômico do Ifes de Guarapari, exibição das fotos produzidas pela juventude na Oficina de Registro em Foto e Vídeo, além de apresentações culturais que expressaram a potência da juventude capixaba.

Parceria

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ Guarapari é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública.

Segundo a coordenadora do CRJ Guarapari, Gabriela Nogueira, o CRJ Guarapari foi preparado com muito carinho para receber todas as juventudes da região.

“Nos últimos meses, trabalhamos a divulgação do CRJ em Guarapari, fechamos parcerias e fizemos momentos de escuta dos jovens para ofertar um serviço que realmente atenda às necessidades deles. Agora vamos inaugurar o nosso espaço, onde teremos como atender o nosso público com mais conforto. Para o IBCA, executar essa política pública, em parceria com o Governo do Estado, é uma grande oportunidade para transformar a realidade dos jovens de Guarapari”, enfatizou.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do BID, para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.

O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência. Dentro desse programa, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.

Cinco CRJs já estão em pleno funcionamento: Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; Cachoeiro de Itapemirim; Aracruz; São Mateus e, agora, o sexto equipamento em Guarapari. Em breve, haverá novas unidades em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Linhares e Colatina. (Com informações do Governo/ES)

Leia também:

Casagrande autoriza início das obras da Rodovia ES-230
Governo inaugura obra de pavimentação em São Mateus
Governador anuncia novos investimentos em Boa Esperan
Governo do ES anuncia novos investimentos em Pinheiros
Governador entrega obras no município de Rio Novo do Sul
Governo anuncia investimentos em São José do Calçado
São Mateus recebe Centro de Referência das Juventudes (CRJ)
Casagrande inaugura obras e anuncia recursos em Mucurici
Aracruz: Inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto
Governador autoriza obras da estrada da Rota do Carmo

TAGS: 
GOVERNADOR | OBRAS | GUARAPARI | CRJ | GOVERNO | ESPÍRITO SANTO