CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Imagem revela mais de três bilhões de objetos da Via Láctea

Construída entre 2013 e 2019, a DECam está sendo usada para o Dark Energy Survey.

Em 19/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: DECAPS2/DOE/FNAL/DECAM/CTIO/NOIR

A enorme imagem cobre 13 mil vezes a área da Lua cheia e identifica um número incontável de estrelas.

Uma nova câmera de “energia escura” de última geração no Chile produziu uma imagem impressionante do plano galáctico da Via Láctea que revela mais de três bilhões de objetos.

A enorme imagem composta – que compreende 10 terabytes de dados de 21.400 exposições individuais – cobre 13 mil vezes a área da Lua cheia e identifica um número incontável de estrelas recém-descobertas, nebulosas e nuvens escuras de poeira e gás.

“É um feito bastante técnico. Imagine uma foto de grupo de mais de três bilhões de pessoas e cada indivíduo é reconhecível”, disse Debra Fischer, diretora da divisão de Ciências Astronômicas da National Science Foundation (NSF).

Os astrônomos vão se debruçar sobre este retrato detalhado de mais de três bilhões de estrelas na Via Láctea nas próximas décadas.

Capturado pela Dark Energy Camera (DECam) no Telescópio de 4 metros Víctor M. Blanco do NOIRLab da NSF no Observatório Interamericano Cerro Tololo (CTIO) no Chile, a gigantesca imagem pode ser ampliada online.

É o resultado do segundo lançamento de dados do Dark Energy Camera Plane Survey (DECaPS2), que consiste em dois anos de observações do plano da Via Láctea visto do hemisfério sul.

A imagem nítida da área mais movimentada da galáxia foi alcançada observando comprimentos de onda do infravermelho próximo, o que permite aos astrônomos ver estrelas mais fracas e também espiar através das nuvens de poeira. Esse é um dos pilares do sucesso do observatório espacial James Webb Space Telescope (JWST).

“Simplesmente apontamos para uma região com densidade extraordinariamente alta de estrelas e tivemos o cuidado de identificar fontes que aparecem quase umas sobre as outras”, disse Andrew Saydjari, aluno de pós-graduação da Universidade de Harvard, pesquisador do Centro de Astrofísica, Harvard & Smithsonian e principal autor do artigo publicado ontem (18) no “Astrophysical Journal Supplement”. “Fazer isso nos permitiu produzir o maior catálogo de todos os tempos a partir de uma única câmera, em termos do número de objetos observados.”

A imagem está sendo combinada com as de outros telescópios de pesquisa – como o PanSTARRS 1 – para produzir uma visão panorâmica de 360º do disco da Via Láctea. “Com esta nova pesquisa, podemos mapear a estrutura tridimensional das estrelas e poeira da Via Láctea com detalhes sem precedentes”, disse Edward Schlafly, pesquisador do Space Telescope Science Institute, administrado pela AURA, e coautor do artigo.

A incrível imagem vem na sequência de duas outras imagens marcantes da DECam – uma impressionante imagem de 100 megapixels de duas galáxias interagindo dramaticamente uma com a outra e uma impressionante imagem de 570 megapixels da “Nebulosa da Lagosta”.

Construída entre 2013 e 2019, a DECam está sendo usada para o Dark Energy Survey (DES), um levantamento astronômico projetado para restringir o propriedades da energia escura, uma força um tanto misteriosa que os astrônomos acham que está causando a aceleração da taxa de expansão do nosso universo. (Por Jamie Carter, da Forbes)

Leia também:

Sony ressuscita walkman em duas versões atualizadas com IA
Deslumbrantes: Eventos raros da Lua acontecerão em 2023
Aplicativo móvel Ponto Cachoeiro atinge 24 mil downloads
Vereador protocola indicação para tecnologia 5G na Serra
Painel “Inovação, caminho para sucesso dos negócios” será dia 10
Evento de robótica espera receber até 10 mil pessoas em São Paulo
Vitória: Praça da Ciência recebe projeto Universo no Parque
InovaLab: inscrições são prorrogadas até 19 de setembro
Nos 471 anos de Vitória, programação especial nos CCEC
Operadoras ativam sinal do 5G em Fortaleza, Natal e Recife
Serra: Inscrições para o Prêmio Inoves estarão abertas até dia 27

TAGS:
VIA LÁCTEA | AURA | DECAM | CHILE | ASTRÔNOMOS