DR-ANIMAL

Linhares vai dar inicio a campanha de vacinação antirrábica

Campanha de vacinação antirrábica é pelas comunidades de Pontal do Ipiranga e Povoação

Em 14/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Arquivo/Ascom PML

A vacinação acontecerá de 7 da manhã às 13h. Duas equipes da vigilância vão percorrer essas duas localidades para aplicar as vacinas.

Chegou a hora colocar o cartão de vacina dos cães e gatos em dia. É o início da campanha da vacinação antirrábica animal promovida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, que vai começar pelo interior do município nesta terça-feira, dia 14. As duas primeiras localidades que irão receber as equipes de vacinação são Pontal do Ipiranga e Povoação.

Os donos de cães e gatos de sítios, fazendas e áreas ribeirinhas em Povoação e Pontal do Ipiranga devem ficar atentos. A vacinação acontecerá de 7 da manhã às 13h. Duas equipes da vigilância vão percorrer essas duas localidades para aplicar as vacinas.

O assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, reforça que a vacinação nesta terça-feira acontece apenas nos arredores desses balneários, abrangendo fazendas, sítios e áreas ribeirinhas de toda a região.

A vacinação na sede dos dois balneários será feita em outra data.

“Nesta terça-feira, as equipes aplicam a vacina nos animais domésticos somente das áreas no entorno dos balneários. Em outra oportunidade, a vacinação acontece nas ruas e avenidas do Pontal e Povoação. Na data oportuna, as comunidades serão avisadas”, esclareceu.

De acordo com a Vigilância, devem ser vacinados animais a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas prenhas ou amamentando também poderão ser vacinadas. Em relação a animais doentes ou em tratamento, a recomendação é não vacinar agora. Recebem a imunização quando encerrarem o tratamento. É importante que os tutores apresentem a carteira de vacinação dos animais. Caso não tenham o cartão, recebem o comprovante no ato da vacinação.

Prevenção

A vacina antirrábica ainda é a única forma de prevenir a doença e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano, e, por isso, os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

A vacinação de cães e gatos é a principal forma de prevenção contra muitas doenças que podem acometer esses animais. Ao vaciná-los, evita-se a transmissão de doenças aos seres humanos. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Vacinação antirrábica acontece neste sábado, em Guarapari
Cachoeiro terá feira de adoção de cães e gatos no sábado (4)
Guarapari realiza ação de adoção de animais no sábado (4)
Feira de Adoção de Cães e Gatos em Cariacica neste sábado
PMVV realiza feira de adoção de pets e vacinação antirrábica
Linhares terá feira de adoção de animais no próximo sábado
Feira de Adoção de cães e gatos sábado (7) em Cariacica
Serra realiza feira de adoção de animais nesta sábado (30)
Cães são disponíveis para adoção em ação social em Vila Velha
Serra terá feira de adoções de animais no próximo sábado

TAGS:
LINHARES  | VACINAÇÃO | ANTIRRÁBICA | CÃES | GATOS