TEMAS GERAIS

Mais de 18 câmeras já estão operando em escolas de Aracruz

Mais 18 câmeras de videomonitoramento já estão operando em escolas da Rede de Ensino

Em 31/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: CISI/Divulgação

É importante destacar que essas escolas também possuem o botão do pânico que aciona automaticamente a base operacional, entrando em contato direto com as forças policiais.

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Educação (SEMED), de Administração e Recursos Humanos (SEMAD) – Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) - e de Ações Estratégicas (SEMAE), pensando em ofertar mais segurança à comunidade escolar, instalou em mais 14 unidades da rede de ensino municipal, 18 câmeras de videomonitoramento.

Esse serviço está em operação desde a última semana, sendo monitorado pela CISI 24 horas por dia. É importante destacar que essas escolas também possuem o botão do pânico que aciona automaticamente a base operacional, entrando em contato direto com as forças policiais.

"Desde quando ocorreram os atentados, em 25 de novembro, nas escolas do bairro Coqueiral, o governo Dr. Coutinho acendeu um alerta quanto à segurança de nossa comunidade escolar. Pensando nisso, demos continuidade ao planejamento elaborado para podermos proporcionar maior tranquilidade quanto ao retorno às atividades do ano letivo de 2023", destacou o secretário da SEMAD, Marcus Coelho.

Para a secretária da SEMED, Jenilza Spinassé, a ferramenta tecnológica, que vem trazendo resultados expressivos no combate ao crime no município, além de garantir a segurança nas escolas, também proporcionará o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

"Queremos garantir, da melhor forma possível, o mesmo sucesso que já estamos tendo com as demais câmeras espalhadas pela cidade. Essa nova tecnologia é fundamental para o avanço de nossa realidade escolar, uma vez que a garantia de um ambiente tranquilo e seguro contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de nossos estudantes, garantindo, ainda mais, conforto e confiança aos profissionais da educação, para assim desenvolverem seus trabalhos", enfatizou.

Com mais esse investimento, que levou em consideração o nível de vulnerabilidade das instituições de ensino, mais de 90% das escolas da Rede Municipal estão cobertas pelo serviço de videomonitoramento. O valor total estimado da última contratação é de R$ 907.440,00 por ano, com prestação de serviços de captura de imagens, por meio de câmeras de videomonitoramento, compreendendo a disponibilização dos equipamentos, instalação, suporte e manutenção, tanto na Central de Operações, quanto nos pontos remotos itinerantes, localizados nas escolas municipais.

"A gestão Dr. Coutinho está demonstrando muito cuidado e atenção com nossa comunidade escolar, por isso investiu fortemente na contratação de mais câmeras para as escolas municipais, de modo a garantir maior segurança, tanto aos estudantes quanto aos professores. Além desse investimento na segurança, a administração também cuida, com um olhar muito atento, no que diz respeito aos atendimentos psicológicos e da saúde mental, dos estudantes e professores", completou a secretária da SEMAE, Jeesala Coutinho. (Por Renato Lana de Faria-Secom/PMA)

Leia também:

> Chuva forte coloca Rio de Janeiro em estágio de atenção
Brasil ganha 72 km² de território com recálculo de fronteiras
Idaf intensifica orientações sobre regularização de barragens
Em SP, ministro critica modelo de privatização da Eletrobras
Professora morre e pessoas são feridas em ataque na escola
Governo estuda decretar emergência climática em mil cidades
Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio acumula
CRJS são destaque no maior evento de Direitos Humanos
Profissional indica 10 melhores exercícios para treino de costas
Especialistas pedem ações contra mudanças climáticas
São Paulo tem perucas grátis para pacientes com câncer

TAGS:
ARACRUZ | CÂMERAS | VIDEOMONITORAMENTO | ESCOLAS | SERVIÇOS