MOTOR

Motocicletas: Confira 10 dicas para economizar combustível

Mochilas com carga desnecessária podem ser reduzidas para aumentar o conforto de piloto.

Em 29/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Fotos: Infomoto

Calibrar os pneus é fundamental para haver economia e também segurança durante a viagem.

Use a pressão recomendada pelo fabricante da moto, sempre considerando se for com ou sem o passageiro.

Pneus devidamente calibrados garantem também segurança, uma vez que a dinâmica de pilotagem, especialmente em curvas, não será comprometida e o risco dos temíveis furos se torna menor.

9) Redução de peso

Cortar peso sobre a moto também é outra forma de reduzir peso, especialmente se a moto tiver compartimentos ou maleiros, que podem conter coisas que serão dispensáveis para viagem.

Mochilas com carga desnecessária podem ser reduzidas para aumentar o conforto de piloto e passageiro, ajudando assim e evitar sobrepeso sobre a moto, que se esforçará mais para rodar e assim consumir acima do necessário.

8) Troque o óleo

Uma das formas de se economizar combustível é reduzir o atrito do motor e garantir seu bom funcionamento, por isso, é importante trocar o óleo lubrificante do propulsor, algo que também garante maior vida útil do propulsor.

Para trocar o óleo, considere a quilometragem a ser percorrida, assim como também a recomendada pelo fabricante para o modelo da moto, bem como utilizando um lubrificante com as especificações indicadas.

7) Aceleração gradual

Conduzir de forma econômica é possível e uma das coisas que mais elevam o consumo é a aceleração desnecessária ou feita em momento errado, sendo que o recomendável é antecipar as subidas.

Isso significa aumentar a velocidade antes dos aclives, para que a aceleração seja suficiente para vencer a subida e ainda manter uma velocidade adequada e evitar ter que enrolar o cabo ou fazer reduções fortes para subir.

6) Rodovias boas

Para uma condução mais econômica é importante escolher bem a rota, visto que trajetos sinuosos podem ser bons para vislumbrar a paisagem, se ocorrer, porém, exigem mais reduções e acelerações.

Isso vai comprometer o consumo, especialmente em estradas simples, onde pode-se ficar preso atrás de um veículo mais lento, que vai reduzir o ritmo e aumentar o consumo.

5) Distanciamento de outros veículos

Nessa condição, é importante manter a distância adequada para o veículo da frente, evitando assim frear com mais constância e ter que acelerar da mesma forma.

Com maior distância, o piloto pode vislumbrar o que existe além do carro à frente e assim planejar uma ultrapassagem segura e sem aceleração exagerada, fazendo a manobra com mais segurança.

4) Velocidade constante

Em rodovias que permitam, uma velocidade constante é importante para se economizar combustível, isso garante também conforto, com algumas motos mais modernas e caras tendo até piloto automático.

Se não houver, mantenha uma velocidade adequada na via, sempre considerando seu limite e o da via, evitando também a aproximação de caminhões, com seus deslocamento de ar e frenagem mais lenta.

3) Combustível correto

Viajará? Então, encha o tanque e com o combustível de melhor qualidade possível, ainda que seja uma loteria em muitos casos, abasteça no posto que frequente e dê preferência para a gasolina, se a moto for flex.

A gasolina garante maior rendimento, amplia a autonomia e evita problemas no motor, garantindo menor frequência de reabastecimento e maior segurança, dada a qualidade que pode variar de posto para posto.

2) Manutenção adequada

Fazer revisão antes de viajar é fundamental, de modo a garantir a segurança e também economia de combustível, com troca de lubrificante, elemento do filtro de ar, filtro de combustível (se houver) e vela.

Em motos refrigeradas a água, a troca de líquido é importante, assim como pneus, pastilhas de freio, fluido de freio e a imprescindível relação de coroa, corrente e pinhão, evitando assim problemas na estrada.

1) Motores menores

Motos com motores menores são mais econômicas, mas isso não é uma regra, visto que dependendo da cilindrada, o ideal é pegar a estrada com motos acima de 250 cm³, com cilindradas mais altas, há mais conforto.

Modelos urbanos não são adequados pela falta de força, exigindo mais aceleração com maior consumo, sendo o ideal motos tenham de 30 km/h a 50 km/h de velocidade final acima do limite da via. ( Por Ricardo de Oliveira)

Leia também:

Vendas na Black Friday caem 28% e e-commerce despenca
Associação dos Empresários de Cariacica tem nova diretoria
SaveCash: Ações sociais contra fome no mundo já começaram
SaveCash: Empresa inaugura Polo de Negócios em Vitória
ArcelorMittal tem queda no lucro líquido a US$ 933 milhões
Agronegócio pede ao governo Lula para não tolerar invasões
Senar-ES oferece treinamentos para produtores rurais
Minério de ferro cai após fala de Xi Jinping sobre Covid
Minério de ferro cai com problemas de demanda na China
ArcelorMittal investe no ES e busca fornecedores capixabas

TAGS:
ECONOMIA | COMBUSTIVEL | MOTOCICLETA | VIAGENS | DIÁRIO