MEIO AMBIENTE

No Dia da Árvore, estudantes iniciam recuperação de área

Estudantes de Linhares iniciam recuperação de área com o plantio de 40 espécies nativas.

Em 22/09/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

Envolver os estudantes da escola foi uma iniciativa das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação como forma de criar nas crianças e adolescentes o sentimento de pertencimento pela área que por muito tempo foi usada por moradores para o descarte irregular de resíduos.

Um espaço que num futuro bem próximo conecte natureza, pássaros e muita sombra. Foi com este objetivo que estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Souza Mathias, no bairro Movelar, iniciaram nesta quinta-feira (21), o Dia da Árvore, a recuperação de Área de Preservação Permanente-APP de 2.000 m², exatamente ao lado da escola, com o plantio de 40 espécies de árvores nativas, entre elas os exuberantes ipês amarelos, roxos e brancos, além de pau brasil, jequitibá e angino.

Envolver os estudantes da escola foi uma iniciativa das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação como forma de criar nas crianças e adolescentes o sentimento de pertencimento pela área que por muito tempo foi usada por moradores para o descarte irregular de resíduos. A ideia é que os alunos se transformem em agentes multiplicadores da importância da preservação ambiental e que ajude a cidade ser mais sustentável.

>> Cariacica: Dia da Árvore será celebrado com plantio de mudas

“Foi muito legal. Curti demais plantar a árvore. Eu, meus amigos e as professoras vamos cuidar com muito carinho deste espaço. Todo dia quando chegar na escola vou vir aqui dar ‘oi’ para ela e colocar água também. Cada um tem que cuidar da sua árvore”, afirmou, com um largo sorriso no rosto, Sofia de Quino Lima, de 7 anos, que plantou uma das 40 árvores.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Rodrigues, disse que os estudantes linharenses devem ser fundamentais para fazer da cidade uma referência em preservação do meio ambiente.

“Tão importante quanto plantar uma árvore é saber cuidar dela. Nossas crianças sabem muito bem como fazer isso e serão agentes multiplicadores para as suas famílias e amigos sobre as vantagens nas melhorias e preservação da qualidade dos espaços verdes de suas escolas, do bairro e cidade onde, que é possível quando estimulamos a arborização”, destaca a secretária.

Para a secretária municipal da Educação, Maria da Penha Valani Giuriatto, educar as crianças para uma vida sustentável é garantir futuro com qualidade de vida para as gerações.

“Este movimento não pode ficar limitado ao dia de hoje. É necessário compartilharmos vida e natureza todos os dias”, disse Maria da Penha.

Para a diretora de Educação Ambiental da Prefeitura de Linhares, Aline Fernandes, a conscientização tem de começar desde os primeiros anos de vida.

“Queremos que estas crianças, quando voltarem à área de preservação permanente, acompanhem o crescimento da árvore que ajudaram a plantar e que tenham o olhar da preservação sobre tudo o que a natureza nos oferece”. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Cariacica: Dia da Árvore será celebrado com plantio de mudas
Casagrande participa da abertura da Semana do Clima em NY
Alertas de desmatamento na Amazônia caem 66% em agosto
SOS Mata Atlântica mapeia 1,5 mil unidades de conservação
Alertas de desmatamento batem recorde no Cerrado
"Dia do Manguezal" terá oficinas, teatro, vídeos e limpeza
Programa auxilia no cuidado com a fonte verde de vida
Amazônia tem redução em áreas sob alerta de desmatamento
Perda de florestas tropicais primárias aumentou 15% no Brasil
Vale lança pedra fundamental do Parque Costeiro em Camburi
Governo lança concessão para recuperação da Mata Atlântica
Cachoeiro doa 110 mudas para plantio na região do Itabira

TAGS:
LINHARESA | DIA DA ÁRVORE | PLANTIO | ESPÉCIES | ESTUDANTES