TEMAS GERAIS

Número de usuários do Acesso Cidadão cresce 35% em 1 ano

Cadastro no Acesso Cidadão é para os capixabas participarem do Programa Cibercidadão.

Em 03/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Pérola Capixaba

Acesso Cidadão é essencial para utilizar os serviços do Portal do Servidor; do e-Certificado – para emissão de certificados de participação em cursos da Escola do Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); e dos Programas Jovens Valores e Nossa Bolsa.

O Acesso Cidadão – ferramenta que possibilita aos internautas utilizarem login e senha únicos para acessar vários serviços digitais do Governo do Estado – alcançou a marca de 1,86 milhão de usuários em janeiro deste ano. Esse número é 35% superior ao obtido no mesmo período de 2021.

Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), a solução está integrada a vários serviços digitais, como os disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran| ES), nas áreas de Habilitação, Veículos e Infrações.

O cadastro no Acesso Cidadão é necessário para os capixabas participarem do Programa Cibercidadão, criado pelo Prodest com foco em ouvir sugestões de projetos que aprimorem os serviços digitais do Governo.

A ferramenta também é imprescindível para o uso dos sistemas e-Docs (tramitação eletrônica de documentos e processos do Poder Executivo Estadual) e e-OUV (responsável pela centralização de demandas encaminhadas pelos cidadãos à Ouvidoria-Geral do Governo do Estado).

A solução é necessária ainda para o uso do sistema de inscrição e seleção em processos seletivos de designação temporária do Governo do Estado; e a participação no Programa Nota Premiada Capixaba, responsável por incentivar a educação fiscal dos capixabas.  

Além disso, o Acesso Cidadão é essencial para utilizar os serviços do Portal do Servidor; do e-Certificado – para emissão de certificados de participação em cursos da Escola do Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); e dos Programas Jovens Valores e Nossa Bolsa.

Veja como criar uma conta

O Acesso Cidadão foi criado em 2014 e exige algumas ações para abertura de conta. Uma delas é visitar o site www.acessocidadao.es.gov.br. Na página inicial, clique em “Criar uma Conta”. Depois, digite o CPF e clique em “Próxima Etapa”.

Em seguida, o internauta deve inserir os dados pessoais e digitar uma senha. O usuário ainda pode fazer o login utilizando certificado digital, a conta do Google ou do Gov.BR (serviço de login único do Governo Federal).

Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Azeredo Cornélio, o Acesso Cidadão é uma ferramenta que proporciona mais praticidade aos usuários dos serviços digitais do Governo do Estado.

“Na Administração Pública, a tecnologia tem como uma das principais metas facilitar a vida das pessoas. Felizmente, o Acesso Cidadão é um recurso crucial para atingirmos esse objetivo”, afirmou. (As informações são da Predest)

Leia também:

Operação dos EUA na Síria mata 13 pessoas, incluindo crianças
Morreu nesta terça-feira (1) o ator e dublador Isaac Bardavid
> Prova de vida para o INSS deixa de ser exigida presencialmente
Cadeirante é atropelada e arrastada por ônibus em Cariacica
Cruzamentos são locais com grandes números de acidentes
ES inicia 2022 com redução de 10,3% nos homicídios dolosos
Cobradores do Transcol voltam a atuar nos coletivos dia 14
Jovem acorda com a barriga aberta em praia de Guarapari
Chuvas causam 24 mortes nos últimos dias em São Paulo
Coreia do Norte dispara míssil mais potente desde 2017
Deslizamento de terra mata três pessoas na Grande São Paulo

TAGS: 
GOVERNO/ES | ACESSO CIDADÃO | INTERNAUTAS | PRODEST | CONTA