CIDADE

OS garante intervenção artística na Piedade e no Moscoso

Prefeito de Vitória assinou nesta quarta-feira, a Ordem de Serviço para intervenções artística.

Em 06/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

A proposta, que faz parte do projeto “A Arte é Nossa”, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), visa elaborar uma série de artes distribuídas entre os bairros de Vitória.

Até o final do ano quem percorrer as ruas dos bairros Piedade, Moscoso e Goiabeiras na capital vai se deparar com cultura e arte por toda parte. Na manhã desta quarta-feira (6), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno assinaram, no Morro da Piedade, a ordem de serviço para “Intervenção Artístico-Urbana em Artes Visuais” nas três regiões da cidade.

A proposta, que faz parte do projeto “A Arte é Nossa”, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), visa elaborar uma série de artes distribuídas entre os bairros de Vitória com o objetivo de enaltecer a diversidade das regiões, suas culturas e vivências por meio das expressões do grafite e pintura mural.

“Sabemos dos grandes desafios pelos quais passam as comunidades. Só conseguiremos enfrentá-los por meio de ações integradas entre Direitos Humanos, Cultura, Educação, Assistência Social e Segurança, essa é a política em que acreditamos. O Centro da cidade possui uma enorme representatividade para o município e temos um imenso carinho por toda a região. Nosso objetivo é fazer com que toda essa localidade prospere novamente, que receba o destaque que merece e que cada vez mais se estabeleça como um pólo econômico, gastronômico e artístico da cidade. Essa é a Vitória em que nós acreditamos e é o trabalho que fazemos no nosso dia a dia”, declarou o prefeito, Lorenzo Pazolini.


O Prefeito Lorenzo Pazolini ressaltou a importância de ações integradas entre Direitos Humanos, Cultura, Educação, Assistência Social e Segurança. Foto: Elizabeth Nader/PMV

O projeto compreende duas etapas: a primeira contempla 511,31m² de área a ser trabalhada nos bairros Moscoso e Piedade, nas ruas Filomeno Ribeiro, José Correia Filho, Frei Antonio dos Mártires e na Escadaria 25 de Abril, abrangendo os muros do Telecentro, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlita Corrêa Pereira, na “Pracinha da Minhoca” e de residências da região. Na Piedade, as atividades foram iniciadas hoje mesmo, e a equipe já está pintando um dos muros da comunidade.


Chegada ao Morro da Piedade. Foto: Elizabeth Nader/PMV

Já a segunda etapa será no bairro Goiabeiras, com trabalho em uma área total de 189m², mais precisamente nos muros do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira de Souza Simões.

“Cada vez mais implementamos projetos como esse de hoje que se consolidam como ações culturais de impacto positivo na cidade de Vitória, contribuindo para a difusão e fomento das artes visuais no município, valorizando e oportunizando a arte produzida na capital, bem como os artistas da região. Essa intervenção também estimula o sentimento de pertencimento à população em relação a ocupação dos espaços públicos. A mensagem é clara, estamos juntos! Contem comigo, contem com a Secretaria de Cultura de Vitória”, afirmou Luciano.

Execução

O valor destinado para o projeto que abrange 700m² de área contemplada será de R$ 50 mil, provenientes do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).

A previsão de conclusão da obra é até o próximo início do mês de novembro, a 1ª etapa, e até o final do mês de novembro a 2ª etapa. Quem garante as datas é o artista Alexssandro Mello Furtado, que irá executar a intervenção.

“Fizemos uma visita junto com o secretário de cultura para conhecer as histórias dos moradores e as histórias do bairro. É uma região de muita tradição, muita história, mas que também passou por sérias situações de violência. Queremos com a arte trazer mais esperança, trazer de volta a capacidade de sonhar das pessoas, trazer motivação, valorização e sentimento de pertencimento às comunidades. Estou feliz e honrado em desenvolver esse trabalho. A arte para além do embelezamento vem comunicar algo, provocar e estimular as pessoas”, afirmou o artista.

O trabalho compreenderá as expressões artísticas de pintura mural e grafite. Alexssandro contará ainda com uma equipe de oito pessoas que reunirá outros artistas convidados e jovens da comunidade que tenham interesse em seguir na área. (Secom/PMV)

Leia também:

Projeto Viana Criativa agita a cidade no feriado prolongado
Assistência Social promove encontro da Rede Suas em Vitória
Prefeitura assina OS para reforma de rede elétrica em escola
Vila Velha realiza transmissão da LOA 2022 no próximo dia 13
Bairros terão atendimentos itinerantes de unidades móveis
Assistência Social realiza 1º encontro formativo do SUAS Serra
Prefeitura de Vitória conclui reforma do deque de São Pedro
Prefeitura de Serra retoma atividades do Projeto Conectar
Prefeitura de Vila Velha avança com as obras na Trono Rei​
Parque da Fonte Grande ganha 20 novas placas informativas
PMVV apresenta novo projeto do Parque Urbano Sítio Batalha

TAGS:
VITÓRIA | ORDEM DE SERVIÇO | INTERVENÇÃO ARTÍSTICA | SEMC | LORENZO PAZOLINI