POLÍTICA NACIONAL

País terá superavit na previdência e INSS sem filas, diz Lula

Lula lembrou da modernização que fez, quando pedido de benefício não superava 45 dias.

Em 19/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Coordenação de Campanha

Em entrevista coletiva em Porto Alegre​, Lula lamentou o fato de hoje, novamente, as pessoas enfrentarem filas e esperarem meses e meses para receber a análise sobre os pedidos de benefício.

Em entrevista coletiva na última sexta-feira (16), em Porto Alegre (RS), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é possível, novamente, acabar com a fila do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e a fazer a previdência social superavitária, a partir da geração de empregos e do aumento de salários, com aconteceu nos governos do PT.

O candidato lembrou que uma das decisões que ajudaram a agilizar o processo foi transferir do trabalhador para o governo a responsabilidade de provar o tempo de serviço.

“É possível fazer. Se nós voltarmos, vamos fazer isso porque o mundo digitalizado está muito mais moderno e as pessoas que fizeram a primeira vez estão todas vivas e muito dispostas a trabalhar”, disse.

Lula lamentou o fato de hoje, novamente, as pessoas enfrentarem filas e esperarem meses e meses para receber a análise sobre os pedidos de benefício. E lembrou que em seus governos, perícias que demoravam um ano passaram a ser feitas em, no máximo, cinco dias, beneficiando não só os trabalhadores que davam entrada com pedido de benefício, mas também agilizando o processo de pagamento de licença maternidade e do BPC.

Nos tempos do governo Lula, uma lei determinava que as respostas aos pedidos de benefício não ultrapassassem 45 dias. Quem precisava da aposentadoria não poderia esperar. Em 2015, houve casos em que a resposta chegava em meia hora.

No governo Bolsonaro, a fila voltou. Em agosto desse ano, mais de 1 milhão e 200 mil brasileiros aguardavam por resposta no INSS. Desses, 580 mil esperando por resposta em relação do Benefício de Prestação Continuada, o BPC, para idosos e pessoas com deficiência. (Com informações da AsImp)

Leia também:

STF confirma suspensão do piso da enfermagem com 7 votos
TSE lança nesta quinta (15) campanha pela paz nas eleições
Justiça Eleitoral recebe denúncias de propaganda irregular
Alexandre de Moraes mantém apuração sobre empresários
TSE autoriza candidatura de Eymael à Presidência da República
Centro de Divulgação das Eleições começa a funcionar no TSE
Edson Fachin suspende decretos sobre porte de armas de fogo
Lei altera regras sobre auxílio-alimentação e teletrabalho
Ciro Gomes visita o Esp. Santo e fala sobre a crise brasileira
Datafolha: Lula lidera com 45%, Bolsonaro 32% e Ciro 9%

TAGS:
LULA | ENTREVISTA | PORTO ALEGRE | CAMPANHA | INSS