CIDADE

PMV cria Subsecretaria da Mulher e Gerência de Proteção

Prefeitura de Vitória cria uma Subsecretaria da Mulher e Gerência de Proteção à Mulher.

Em 28/03/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Marcos Salles/PMV

Durante a solenidade, o prefeito Lorenzo Pazolini reforçou a necessidade de investir e trabalhar em prol da proteção e valorização das mulheres, assim como o compromisso da gestão com essa causa.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Um esforço dedicado à valorização e à defesa dos direitos das mulheres. Na manha desta quarta-feira (27), o município Vitória enriqueceu as importantes ações de cuidado e proteção às mulheres: foi criada a Subsecretaria da Mulher e a Gerência de Proteção à Mulher. A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura de Vitória.

>> Procon de Cachoeiro orienta sobre Mutirão de Negociação

Durante a solenidade, o prefeito Lorenzo Pazolini reforçou a necessidade de investir e trabalhar em prol da proteção e valorização das mulheres, assim como o compromisso da gestão com essa causa.

"A criação da Subsecretaria da Mulher reflete e reafirma o compromisso da nossa administração em proteger e promover os direitos das mulheres, em combater todas as formas de violência de gênero, incluindo a violência psicológica, patrimonial e qualquer outra que as afete. Este é um momento histórico para Vitória, pois estamos unindo diversas instituições, como Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário, associações de proteção às mulheres, lideranças comunitárias e nossas secretarias, em uma grande cruzada contra a violência. Estamos juntos, coesos e firmes na nossa posição de não compactuar com nenhuma forma de violação de direitos", destacou Lorenzo Pazolini.

A Subsecretaria da Mulher assumirá um papel central na elaboração, coordenação e implementação de políticas públicas direcionadas ao universo feminino. Isso compreende ações para erradicar qualquer forma de discriminação de gênero, fomentando a visibilidade e o progresso econômico e social das mulheres em suas diversas realidades. Além disso, a Subsecretaria terá como principal responsabilidade estabelecer parcerias com órgãos públicos, entidades da sociedade civil e empresas privadas para fortificar as políticas públicas voltadas para as mulheres.

"A criação da Subsecretaria da Mulher representa um avanço notável para Vitória, especialmente na nossa batalha contra a violência doméstica e familiar, algo intrinsecamente ligado ao contexto atual. Quando unimos nossas forças, a vitória inevitavelmente acompanha", destacou a doutora Hermínia Azoury, juíza de Direito do Tribunal de Justiça.

Por sua vez, a Gerência de Proteção à Mulher concentrará seus esforços na concepção e execução de políticas públicas em colaboração com os órgãos da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), bem como com outras secretarias municipais. Suas iniciativas envolverão o desenvolvimento de projetos educativos, o suporte ao Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), a implementação de políticas de prevenção e atenção às mulheres em situação de violência, entre outras ações fundamentais para assegurar os direitos das mulheres em todo o âmbito do território municipal.

"Quero parabenizar a Prefeitura de Vitória pela iniciativa de criar a Subsecretaria da Mulher e Gerência de Proteção à Mulher. Isso é fundamental para fortalecer nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e das mulheres. Cada passo conta. A Subsecretaria é um recurso valioso para todas as mulheres de Vitória, e sua chegada é muito bem-vinda", destacou a doutora Catarina Cecin Gazele, procuradora de Justiça do Ministério Público Estadual.

Diego Libardi, secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, considera este um momento histórico que reforça o compromisso com políticas públicas voltadas para a valorização das mulheres, possibilitando a expansão do trabalho. Para ele, a criação da Subsecretaria proporcionará ferramentas adicionais e maior capacidade para ampliar as políticas que têm beneficiado milhares de mulheres em Vitória.

"Estamos celebrando um marco significativo de 100 mil atendimentos do programa 'Maria da Penha Vai à Cidade', com milhares de mulheres sendo assistidas ao longo dos anos pelo nosso Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situações de Violência (Cramsv), além do eficaz Botão do Pânico, que, desde sua implementação e agora com sua expansão, não registrou nenhum caso de feminicídio. Esses sucessos já evidenciam o êxito de nossas iniciativas, que serão agora expandidas ainda mais", afirmou o titular da Semcid.

Com essas medidas, a Prefeitura de Vitória almeja fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres, promovendo a equidade de gênero, o enfrentamento à violência e o estímulo ao desenvolvimento social e econômico das mulheres em todas as esferas da sociedade.

"É fundamental que a gestão tenha esse olhar, principalmente para as mulheres invisibilizadas, que estão em situação de vulnerabilidade, mas também que traga empoderamento para elas e que desenvolva assim a sua autonomia, resgatando sua dignidade", destacou Vinícius Chaves, defensor público do Estado.

Realizações de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher

Vale ressaltar que nos últimos anos, Vitória tem se destacado como um exemplo de compromisso e eficácia na promoção e defesa dos direitos das mulheres. Por meio de uma série de projetos e iniciativas inovadoras, a cidade tem liderado esforços significativos no combate à violência de gênero, na promoção da igualdade e no empoderamento das mulheres. Durante três anos consecutivos, Vitória lidera a maior campanha de prevenção e combate à violência contra as mulheres, resultando em mais de 20 mil atendimentos.

Projetos e resultados

Projeto Maria da Penha Vai à Cidade

Iniciativa que visa o empoderamento feminino, vpromoção das mulheres, prevenção e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. Alcançou 100 mil pessoas em três anos, fornecendo informações sobre os serviços da Secretaria para mulheres em situação de violência.

Projeto Mulheres Seguras, Condomínio Cidadão

Lançamento de campanha para divulgar a Lei 9.653/2020, orientar sobre formas de violência, como ajudar vítimas e quais serviços de proteção estão disponíveis. Atualmente, conta com o cadastro de cerca de 400 condomínios.

Corrida da Mulher

Evento promovido para mobilizar a sociedade de Vitória à reflexão sobre desigualdades de gênero e estimular uma vida saudável. A última edição, realizada em março de 2024, registrou um recorde de inscrições, com 1000 participantes, evidenciando o engajamento da comunidade.

Ações pela dignidade menstrual

Distribuição de absorventes higiênicos para aproximadamente 5 mil pessoas, contribuindo para a saúde e bem-estar das mulheres da cidade.

Coordenação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv)

Proporcionou atendimento e suporte a 7.472 mulheres em situação de violência, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor.

Formações e ações educativas

Alcance de 13.370 pessoas em três anos, promovendo a conscientização e a disseminação de informações sobre direitos das mulheres e prevenção à violência de gênero.

Atendimentos na Casa Rosa

Oferecendo apoio e assistência a 6.945 mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo um espaço de acolhimento e suporte integral. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Procon de Cachoeiro orienta sobre Mutirão de Negociação
Prefeitura de Vila Velha fará coleta seletiva nas romarias
Vila Velha inaugura uma nova escola de Educação Infantil
PMC leva força-tarefa para município atingido pelas chuvas
Unidade de Saúde é inaugurada na zona rural da Serra
Chuva prejudica escolas de Cachoeiro e aulas são suspensas
Cariacica envia doações para as vítimas das chuvas em Alegre
Cachoeiro conquista 1º lugar em Saneamento Básico
Procon Linhares encontra diferença de 20% nos preços de ovos
Vitória entrega Pet Park e Parque Kids na Praça do Cauê

TAGS:
VITÓRIA | SUBSECRETARIA | MULHER | PROTEÇÃO | GERÊNCIA