CIDADE

Prefeitura de Vitória inaugura a Casa Rosa para mulheres

O objetivo do espaço é prestar cuidado em saúde aos cidadãos em situação de violência.

Em 17/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Casa Rosa é um serviço acompanhado pelas secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos de Vitória.

A Prefeitura de Vitória inaugurou, neste sábado (16), a Casa Rosa, um Centro de Atenção à Mulher e à Família, que atenderá mulheres e seus filhos vítimas de violência, em situação de vulnerabilidade.

Na solenidade, estiveram presentes o prefeito Lorenzo Pazolini, deputados, secretários, vereadores, servidores, representantes do poder Judiciário, lideranças comunitárias e moradores da capital.

A banda da Guarda Civil Municipal de Vitória fez sua estreia com seis componentes, sendo quatro do grupamento de Trânsito e dois do grupamento de Proteção Comunitária.

"Essas mulheres e famílias poderão encontrar uma equipe multiprofissional, completa para ter uma escuta integral de atividades. Ambiente de integração entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos", disse a secretária municipal de Saúde, Thais Cohen.

Um dos objetivos do espaço é prestar cuidado em saúde aos cidadãos da capital, em situação de violência, contribuindo com a ressignificação e superação de traumas e interrupção da cadeia de violência por meio de ações de acompanhamento e prevenção.

Serão realizados atendimentos a todos os ciclos de vida. A equipe é multidisciplinar e composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico e auxiliar de enfermagem.


O prefeito Lorenzo Pazolini inaugurou o espaço fica no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória. Foto: Elizabeth Nader/PMV

As equipes também terão atuação de forma compartilhada com os demais equipamentos da rede de proteção; farão discussão de casos com equipes de saúde, assistência social, educação e demais equipamentos, conforme necessário para cada situação.

As mulheres e seus filhos serão encaminhados pelos serviços da Rede de Proteção - Ministério Público, Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), Conselhos Tutelares, Escolas, Unidades de Saúde, Rede Socioassistencial e demandas espontâneas.

"É uma honra realizar essa entrega em tão pouco tempo de gestão, com a presença dos senhores e das senhoras, pessoas vieram inclusive de outros municípios. Assumimos essa cidade no dia 1° de janeiro, com previsão de pouco mais de R$ 9 milhões de orçamento para todo o ano de 2021. Trouxemos um secretariado que orgulha o Espírito Santo. Não iríamos conseguir pavimentar duas ruas da cidade. Tivemos que reorganizar a casa e conseguimos colocar hoje um plano que é o maior investimento público já apresentado nesse Estado, o maior da história, de R$ 1 bilhão. E nada disso fará sentido se não conseguirmos transformar a vida das pessoas que moram nessa cidade. Estamos cuidando das pessoas", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini, emocionado.

O novo equipamento público foi ambientado com borboletas coloridas, que simbolizam o rompimento de um ciclo para a liberdade. O local tem uma sala especialmente dedicada às crianças.

A Casa Rosa é uma política de governo municipal que reúne as secretarias de saúde, assistência social, cidadania e educação do município de Vitória. Foi um dos compromissos de campanha do prefeito Lorenzo Pazolini.

Leia também:

Prefeitura de Serra vai reformar e ampliar escola em Serramar
Circuito funcional em Cocal, Vila Velha a partir de segunda (18)
Meio Ambiente promove palestras em empresas de Linhares
Viana realiza mutirão para atender população após as chuvas
Prefeitura de Vila Velha já realizou 213 mutirões de limpeza
Prefeitura de Vitória realiza operação tapa-buraco após chuvas
Serra mais iluminada com cerca de 100 pontos de iluminação
Viana decreta situação de emergência devido as fortes chuvas
Cariacica de prontidão para reduzir danos causados pela chuva
Prefeitura da Serra alerta sobre os cuidados em dias de chuva

TAGS:
ESPAÇO | CUIDADOS | SAÚDE | SITUAÇÃO | VIOLÊNCIA | INAUGURAÇÃO