EDUCAÇÃO

Programa Futuras Cientistas abre inscrições nesta segunda

Serão 470 vagas para alunas do 2º ano do ensino médio e para professoras da rede pública

Em 19/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Das vagas disponíveis, 160 são destinadas a alunas matriculadas em escolas regulares, 160 a estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico.

A partir do ano que vem, o programa Futuras Cientistas chegará a todos os estados do país e ao Distrito Federal. Serão ofertadas 470 vagas para alunas do 2º ano do ensino médio e para professoras da rede pública. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (19) e vão até dia 10 de outubro, pela internet.

O objetivo do programa é inserir meninas e professoras nas ciências. O Futuras Cientistas tem quatro módulos, o primeiro deles, sempre no período de férias escolares. As participantes têm acesso a laboratórios de pesquisa e conhecem de perto o cotidiano de cientistas. Elas recebem um auxílio de R$ 483.

A imersão será promovida em 25 estados brasileiros dos dias 3 a 31 de janeiro. As exceções são os estados do Acre, com atividades programadas de 20 de janeiro a 17 de fevereiro, e do Pará, de 6 a 24 de fevereiro; considerando o calendário letivo das duas unidades federativas.

Das vagas disponíveis, 160 são destinadas a alunas matriculadas em escolas regulares, 160 a estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. As docentes contarão com 150 vagas e, no escopo geral, 10% das vagas são destinadas preferencialmente a pessoas com deficiência.

O Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Em 10 anos de existência, 205 alunas e professoras das redes públicas de ensino da Paraíba, de Pernambuco e de Sergipe passaram pelo programa. 

Leia também:

Prefeitura de Vitória nomeia 42 profissionais para a Educação
Prefeitura da Serra e Senai levam carreta de cursos aos bairros
Aprendizado de crianças pobres caiu pela metade, diz estudo
Selecionados do Prouni têm até hoje para comprovar dados
Estudante de Vitória ganha duas medalhas de ouro, em São Paulo
Ensino médio teve 347 mil matrículas a menos em 2022, aponta Inep
Guarapari realiza Mostra de Ciências, Tecnologia e Inovação
Cursos gratuitos para juventude com vagas abertas na Serra
Começa o Festival de Linguagens Integradas de Vitória
> ​Estudantes vão receber mais uma parcela do Bolsa Aluno

TAGS:
FUTURAS CIENTISTAS | VAGAS | ALUNAS | ENSINO MÉDIO | PROFESSORAS