SAÚDE

Saúde registra mais de 2 mil atendimentos em PA infantil

Vitória registra mais de 2 mil atendimentos no Pronto Atendimento infantil da Praia do Suá

Em 06/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Beth Nader/PMV

A Prefeitura de Vitória realizou melhorias no setor infantil, que fica no segundo andar do PA da Praia do Suá, para garantir atendimento com dignidade e melhor acolhimento aos pacientes.

Um mês após o retorno dos atendimentos infantis de urgência e emergência para o Pronto Atendimento (PA) da Praia do Suá, já foram realizados 2.368 atendimentos. Desse total, 1.832, 77% da procura foram de pacientes pouco graves ou urgentes (verde), 297 urgentes (amarelo), 211 muito urgentes (laranjas) e um paciente foi classificado como emergência (vermelho). 

Todos os atendimentos seguiram o conhecido Protocolo de Manchester, que classifica os pacientes por meio de cores após uma avaliação que inclui verificação de seus sinais, sintomas e nível da dor, que representam, assim, a gravidade do quadro e o tempo de espera (urgência) para atendimento de cada paciente.

"Estamos com tempo médio de 12 minutos, entre a chegada da criança ao local e o atendimento médico. Isso muito me alegra! É uma excelente conquista e vamos trabalhar para manter esse padrão", disse a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.

O diretor do PA, Enrielton Chaves, lembra que a equipe pensou em todos os detalhes para garantir conforto e acolhimento para os pacientes, estabelecendo fluxos bem definidos desde o atendimento na recepção, na classificação e no atendimento médico.

"O segundo andar do PA foi reestruturado, mantemos as escalas médicas e apoio completas. Além disso, todos os profissionais são muito comprometidos, além de atenciosos com nossos pequenos. O retorno que recebemos dos usuários vem em forma de elogios pelos atendimentos feitos com o cuidado, o carinho e a celeridade que nossos munícipes esperam", explica Enrielton.

Dentre os profissionais que atuam no PA da Praia do Suá, o pediatra Pedro Henrique Celestrini destaca a organização do trabalho e o apoio da tecnologia no bom encaminhamento da rotina no PA.

"Graças ao fluxo de trabalho e à Rede Bem-Estar (RBE) conseguimos conduzir facilmente o paciente, porque temos todo o seu histórico na rede de saúde de Vitória, de forma detalhada. Isso facilita nosso trabalho", declara.

Melhorias

A Prefeitura de Vitória realizou melhorias no setor infantil, que fica no segundo andar do PA da Praia do Suá, para garantir atendimento com dignidade e melhor acolhimento aos pacientes. O local conta com sala de raio-X, sala de nebulização, sala de medicação, consultórios, sala de coleta de exames, recepção, sala de medicação, sala de repouso, isolamento e três leitos para observação, além de mobiliário e equipamentos novos.

A equipe é composta por médicos pediatras, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, farmacêutico, assistente de farmácia e auxiliar de laboratório, dentre outros profissionais necessários ao funcionamento do PA. (Secom/PMV)

Leia também:

Baixa adesão leva Saúde a prorrogar campanha de vacinação
Brasil ganha material biológico para vacina da monkeypox
Saúde da Serra lança projeto de dança itinerante nos bairros
Presidente sanciona lei que reduz idade para laqueadura
Serra abre novas vagas de vacinação nesta segunda-feira (5)
Vitória vai ofertar vacinação durante o feriado prolongado
País registrou 2.909 novos casos de covid-19 e 15 mortes
Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra
Saúde lança guia para médicos sobre gestantes e bebês
32 empresas devem suspender venda de cigarros eletrônicos

TAGS:
VITÓRIA | PA INFANTIL | ATENDIMENTOS | PRAIA DO SUÁ | MELHORIAS