ECONOMIA CAPIXABA

Sefaz cria canal direto para parcelar débitos de IPVA e ITCMD

A Geaco desenvolveu uma linha direta para que os contribuintes consigam fazer o pedido.

Em 19/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sefaz

O desenvolvimento dessa ferramenta para os contribuintes só foi possível pela união de esforços de diferentes gerências da Secretaria da Fazenda.

Visando a dar mais celeridade aos processos de parcelamento de débitos dos contribuintes da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Gerência de Atendimento ao Contribuinte (Geaco) desenvolveu uma linha direta para que os contribuintes consigam fazer este pedido de forma mais simples e rápida. A partir de agora, os contribuintes podem parcelar os débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) pelo "Fale Conosco", no site da Sefaz.

Segundo o gerente de Atendimento ao Contribuinte, o auditor fiscal Augusto Dibai, basta que os interessados cliquem no ícone do "Fale Conosco", preencham os dados pessoais, escolham a opção "Parcelamento de Débito – Requerimento", e anexem os documentos solicitando o parcelamento (Veja aqui o passo a passo e os documentos para download).

"Os contribuintes pessoa física têm algumas opções para fazer esse parcelamento. Eles podem fazer isso presencialmente nas agências ou agendando um atendimento. Também podem fazer essa e outras solicitações pelo e-Docs, e, a partir de agora, podem solicitar o parcelamento pelo 'Fale Conosco’' Não pretendemos substituir nenhuma das formas de atendimento, apenas dar uma opção a mais para esse contribuinte. Já para as empresas que têm inscrição estadual, a Agência Virtual é a forma mais simples para a celebração do contrato de parcelamento", destaca Dibai.

Para o subgerente de Atendimento ao Contribuinte, Saulo Sérgio de Oliveira, vai ser uma verdadeira força-tarefa para atender a essas solicitações.

"Alguns contribuintes podem nem saber que estão com débitos com o Estado e só vão descobrir quando precisam emitir uma certidão negativa. Assim, com essa linha direta, o parcelamento da dívida tende a ser muito mais simples e o contribuinte vai conseguir a certidão de uma forma mais rápida", acrescenta.

O desenvolvimento dessa ferramenta para os contribuintes só foi possível pela união de esforços de diferentes gerências da Secretaria da Fazenda. Essa união foi destacada pelo secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.

"Um dos nossos objetivos aqui na Sefaz é reduzir a burocracia para os contribuintes. Esse canal criado para o parcelamento é um excelente exemplo do trabalho que temos feito", disse Pegoretti. (Com informações da Sefaz)

Leia também:

Prazo para atualizar cadastro no Compete-ES vai até dia 30
Banestes assinou convênio de cooperação com o CRM-ES
ES conquista IG de Indicação de Procedência para Café Conilon
Indústria de calçados Usaflex terá CD no município de Serra
Rio Bananal realiza 1º concurso de qualidade de café conilon
Recursos do FPE já são liberados para empresas capixabas
Governo do Espírito Santo promoverá Rodada de Negócios

TAGS:
EMPREGO | PIB | ECONOMIA | PEQUENOS | PRODUÇÃO | INDUSTRIA | PRÉ-SAL | SELIC