CIDADE

Serra implanta moderno sistema de fiscalização de trânsito

Serra vai começar operar um moderno sistema de fiscalização de trânsito, nos próximos dias

Em 06/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Seob/PMS

O automóvel é equipado com câmeras de vídeo interligadas aos sistemas do estacionamento rotativo e ao Olho Vivo.

A Serra vai começar a operar um moderno sistema de fiscalização de trânsito, nos próximos dias. É o veículo Guardião, que vai percorrer as ruas do município para fiscalizar, de forma mais ágil, questões relacionado ao estacionamento rotativo e outras irregularidades, como restrição por furto ou roubo.  

O automóvel é equipado com câmeras de vídeo interligadas aos sistemas do estacionamento rotativo e ao Olho Vivo. O carro, que terá um agente de trânsito a bordo, vai identificar, por meio das placas, se o veículo está com ticket do rotativo ativo, irregular ou inexistente,  se tem alguma irregularidade,como restrição por roubo, por exemplo.

Caso seja constatada alguma anormalidade, o agente de trânsito poderá lavrar auto de infração ou até mesmo acionar a Polícia Militar.  O Guardião estará nas ruas da região de Laranjeiras, a princípio.

Modernidade

O veículo utiliza a tecnologia OCR, que tem um leitor automático de placas veiculares apto a confrontar eletronicamente as informações constantes na placa, com a base de dados instalada no sistema.  A inovação já é utilizada em grande centros urbanos, como São Paulo.

O secretário de Obras e Mobildiade Urbana da Serra, Halpher Luiggi, comenta a novidade: “O Guardião, além de monitorar a ocupação das vagas, poderá ser usado para melhorar a eficiência da fiscalização, identificando, de forma automática, os veículos estacionados sem o ticket do estacionamento ou com o ticket vencido permitindo, ao agente de trânsito, a lavratura de auto de infração, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro”, afirma Halpher.

Videomonitoramento

O Guardião estará integrado à central de videomonitoramento do Olho Vivo, que faz a emissão de alerta, reconhecimento facial e identificação de veículos com 95% de precisão. O intuito do equipamento, além de prevenir furtos, roubos, e outros tipos de crime, é otimizar a operação e coleta de dados e criar uma rede de segurança integrada às instituições como as polícias Militar, Civil e Federal. (Secom/PMS)

Leia também:

Prefeitura de Vila Velha é Selo Ouro em Transparência Pública
Prefeitura interditará trecho da Basílio Pimenta na segunda (6)
Prefeitura de Aracruz prepara a festa dos 175 anos da Cidade
GGIM faz balanço das Operações Verão e Carnaval em Vila Velha
Vitória investiu R$ 14,8 milhões em contenção de encostas
Prefeitura vai construir nova unidade de saúde em Campinho
Praia Limpa promove neste sábado, última ação de verão
Prefeitura de Alfredo Chaves lança projeto Papa Pilhas
PMCI: Rondas noturnas ampliam manutenções na iluminação
Linhares instala 120 novos contentores em diversos pontos

TAGS:
SERRA | MODERNO | SISTEMA | FISCALIZAÇÃO | TRÂNSITO