MEIO AMBIENTE

Situação do Amazonas é ‘bastante perigosa’, diz Marina

A ministra do Meio Ambiente admitiu que o Amazonas, vive uma situação “bastante perigosa”

Em 13/10/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ansa

A ministra ainda disse que há focos de chamas gerados por ateamento de fogo em propriedades particulares, mas também, “de forma criminosa”, em áreas públicas.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, admitiu nesta sexta-feira (13) que o Amazonas, na Floresta Amazônica, vive uma situação “bastante perigosa” por conta dos incêndios que cobriram a capital Manaus com uma nuvem de fumaça na última quinta (12).   

Em coletiva de imprensa, Marina afirmou que o estado contabilizava ontem 1.664 focos de calor, com destaque para os municípios de Autazes (141) e Careiro (110).   

>> Suzano, Box Print e Merck se unem contra emissão de carbono

“O que nós temos hoje é uma situação bastante perigosa. Temos uma estiagem bastante prolongada e muita matéria orgânica acumulada completamente ressecada”, disse a ministra, acrescentando que a crise é fruto de uma conjunção entre “mudança do clima e El Niño, provocando secas nos rios e uma série de consequências de natureza econômica, social e ambiental”.   

De acordo com Marina, o governo já tem cerca de 200 brigadistas no Amazonas para enfrentar os incêndios, e outros 100 estão a caminho.

“Estamos com todo o nosso efetivo a todo vapor”, garantiu.   

A ministra ainda disse que há focos de chamas gerados por ateamento de fogo em propriedades particulares, mas também, “de forma criminosa”, em áreas públicas. Segundo ela, o desmatamento na Amazônia diminuiu quase 50% entre janeiro e setembro, e se a tendência anterior se mantivesse, a floresta “estaria vivendo um verdadeiro apocalipse”.   

Já ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que as políticas de prevenção no Brasil foram “praticamente abandonadas” nos governos de Michel Temer (2016-2018) e Jair Bolsonaro (2019-2022).

“Houve esvaziamento de recursos financeiros, orçamentários e de pessoas”, ressaltou. (ANSA). (Por Ansa-https://istoe.com.br/autor/ansa/)

Leia também:

Suzano, Box Print e Merck se unem contra emissão de carbono
Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Ibama envia veterinários para atender botos no Amazonas
Ação mobiliza crianças em mutirão de limpeza em Camburi
> Vitória ganha 200 mil mudas de espécies da Mata Atlântica
Cariacica: Dia da Árvore será celebrado com plantio de mudas
Casagrande participa da abertura da Semana do Clima em NY
Alertas de desmatamento na Amazônia caem 66% em agosto
SOS Mata Atlântica mapeia 1,5 mil unidades de conservação
Alertas de desmatamento batem recorde no Cerrado

TAGS:
MARINA SILVA | AMAZONAS | PERIOGOSA | SITUAÇÃO | MEIO AMBIENTE