MOTOR

Suíça proíbe uso de carro elétrico para poupar energia

O governo de Berna teve que tomar uma atitude extrema para um país altamente rico.

Em 04/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Rick Govic/Unsplash

A crise energética na Europa começa a produzir efeitos na economia do continente e a Suíça é um dos países que soaram as sirenes diante da escassez de gás provocada pela Guerra da Ucrânia.

Com a invasão do país eslavo pela Rússia e o consequente embargo internacional, o país de Vladimir Putin cortou o gás enviado para a Europa e países como a Suíça, por exemplo, estão sendo duramente atingidos.

Já registrando temperaturas mais baixas no começo de dezembro, a Suíça vê o inverno com preocupação e para reduzir as chances de apagões pelo país, o governo de Berna teve que tomar uma atitude extrema para um país altamente rico.

A “Portaria de Restrições e Proibições ao Uso de Energia Elétrica”, instituída pelo governo, que funcionará em duas fases, com a primeira tendo três níveis de restrições.

Na primeira, as lojas suíças terão horário de funcionamento reduzido e escalonado, redução da temperatura ambiente nos prédios para no máximo 20 graus Celsius e desligamento da calefação em casas noturnas.

Essa seria a fase emergencial, onde no terceiro nível, haverá restrição de circulação de carros elétricos, liberados apenas para viagens essenciais, como atendimento médico, trabalho, etc.

É a primeira vez na história que um governo restringirá o uso de carros elétricos, algo que não surpreende, apesar de tudo, dada a crise que se vislumbra e ainda mais num país com 60% de sua energia de hidrelétricas, mas elas só funcionam plenamente com o derretimento do gelo das montanhas.

Ainda não se sabe se isso de fato será aplicado, mas a restrição lembra a imposta pela Covid-19, quando a Suíça e os outros da Europa, assim como do mundo, viram suas ruas, estradas, shoppings e parques desertos…

Na segunda fase, a de crise, a Suíça entrará em um quase lockdown, com encerramento de todas as atividades esportivas e de lazer, assim como a suspensão de serviços de streaming e jogos online, bem como o apagamento das luzes de Natal…

Segundo o governo, tudo dependerá da oferta de energia, o que pode converter um dos países mais abastados do mundo, num lugar escuro e frio… (Por Ricardo de Oliveira com informações de Auto Evolution)

Leia também:

Vendas na Black Friday caem 28% e e-commerce despenca
Associação dos Empresários de Cariacica tem nova diretoria
SaveCash: Ações sociais contra fome no mundo já começaram
SaveCash: Empresa inaugura Polo de Negócios em Vitória
ArcelorMittal tem queda no lucro líquido a US$ 933 milhões
Agronegócio pede ao governo Lula para não tolerar invasões
Senar-ES oferece treinamentos para produtores rurais
Minério de ferro cai após fala de Xi Jinping sobre Covid
Minério de ferro cai com problemas de demanda na China
ArcelorMittal investe no ES e busca fornecedores capixabas

TAGS:
SUÍÇA | GUERRA | VEICULO ELÉTRICO | AUTOMOTIVO | POLPAR