POLÍTICA CAPIXABA

TCE-ES emite parecer favorável à aprovação das contas de 2021

Tribunal emitiu parecer pela aprovação das contas anual de 2021, do governador Casagrande.

Em 14/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/TCE-ES

A apreciação prévia do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) ocorreu na última segunda-feira (11), no Plenário do Tribunal, em sessão especial presencial. A relatoria é do conselheiro Sérgio Aboudib.

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) deliberou, por unanimidade, pela emissão de parecer prévio recomendando ao Legislativo estadual a aprovação da Prestação de Contas Anual (PCA), exercício de 2021, do governador do Estado, José Renato Casagrande. Foram expedidas oito recomendações e oito observações. A apreciação ocorreu na última segunda-feira (11), no Plenário do Tribunal, em sessão especial presencial. A relatoria é do conselheiro Sérgio Aboudib.

O posicionamento do relator acompanha parcialmente o relatório da equipe técnica da Corte e integralmente o Ministério Público de Contas (MPC). O parecer prévio, após o trânsito em julgado, é encaminhado à Assembleia Legislativa, órgão competente por julgar a prestação de contas.

Relatório

Anteriormente ao voto do relator, a área técnica produziu um relatório, com uma equipe composta por auditores de controle externo de vários núcleos especializados do TCE-ES.

O trabalho contou com análise de conjuntura econômica, orçamentária e financeira; conformidade da execução orçamentária e financeira; balanço geral do Estado; enfrentamento da calamidade pública; resultado da atuação governamental; da fiscalização sobre as principais obras de edificações paralisadas; e monitoramento das determinações feitas pelo TCE-ES nas contas de 2017, 2019 e 2020.

Acompanharam a votação presencialmente, o secretário da Fazenda, Marcelo Altoé, o secretário do Governo, Álvaro Duboc, o procurador-geral do Estado, Jasson Amaral, o secretário de Controle e Transparência, Edmar Camata, a secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, o Procurador do Estado Luiz Pavan e o contador-geral do Estado, Alan Johanson.

Segundo o Regimento Interno do Tribunal de Contas, cabe recurso das deliberações tomadas nos pareceres prévios dos chefes do Poder Executivo.

Leia Mais

NOTA OFICIAL

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Chamoun, após ser notificado sobre a prisão cautelar do servidor Rogélio Pegoretti Caetano Amorim, investigado por suposta prática de crime durante o período em que esteve cedido ao Governo do Estado, exercendo o cargo de secretário de Estado da Fazenda, determinou a imediata adoção das providências administrativas cabíveis no âmbito desta Corte. 

Foi instaurada investigação preliminar pelo corregedor do TCE-ES, conselheiro Sérgio Aboudib, e oficiados o Ministério Público Estadual e o Juízo da 6ª Vara Criminal em busca de informações que possam subsidiar o prosseguimento das ações disciplinares. (Com informações do TCE-ES)

Leia também:

ES: Audiências Públicas do Orçamento de 2023 no Noroeste
Material de construção poderá ficar mais barato no ES
Deputados aprovam ampliação de licença para servidores
Quatro vetos encabeçam a lista de votação na Assembleia
Estações de bombeamento inauguradas em Cobilândia
Governador do ES anuncia novos investimentos na Serra
Governo do Estado lança a Plataforma Midiateca Capixaba
Governo do Estado entrega equipamentos para municípios
Santa Maria de Jetibá recebe investimentos do Governo ES
Governo do Estado anuncia obras em São Gabriel da Palha
Vitória recebe 2 CRJs em São Pedro e no Território do Bem
Governador entrega obras e anuncia investimentos em Irupi

TAGS:
TCE-ES | PARCER | CONTAS | APROVAÇÃO | GOVERNADOR | ESPÍRITO SANTO