MEIO AMBIENTE

Temperatura dos oceanos volta a bater recorde em 2022

Os especialistas apontam fortes preocupações não apenas sobre a vida nos ecossistemas.

Em 11/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Willyam Bradberry – Shutterstock

 O aquecimento dos oceanos em todo mundo voltou a bater um recorde pelo sétimo ano consecutivo em 2022, informaram pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências nesta quarta-feira (11).   

O estudo do grupo, que monitora as temperaturas desde 1950, foi publicado na revista “Advances in Atmospheric Science”, e conta também com apoio de outras entidades interacionais, como o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) e da Agência para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (Enea), ambas da Itália, e da Administração Nacional para Oceanos e Atmosfera (Noaa), dos Estados Unidos.   

Segundo os resultados de 2022, a quantidade de calor aumentou 10 zettajoules – ou seja, 1 joule (unidade de medida de calor) seguida por 22 zeros – especialmente nos dois primeiros mil metros de profundidade.   

Para efeito de comparação, 10 zettajoules de calor podem manter em ebulição 700 milhões de chaleiras de 1,5 litro por um ano inteiro.   

Além do calor em si já afetar toda a vida marinha, ele ainda provoca um efeito de alta na salinidade, o que causa um efeito de estratificação na água. Assim, as camadas não se misturam facilmente e levam a problemas na troca de calor, carbono e oxigênio com a atmosfera.   

Com isso, os especialistas apontam que há fortes preocupações sobre os efeitos do problema não apenas sobre a vida nos ecossistemas marinhos, mas também na dos humanos e nos ecossistemas terrestres, já que são os oceanos os que mais absorvem o aquecimento provocado pelas atividades das pessoas. (Por Istoé, com informações da Ansa).

Leia também:

Reino Unido pode se juntar ao Fundo Amazônia, diz Thérèse Coffey
Crianças aprendem sobre cuidado com o meio ambiente
Programa possibilita moradores cuidarem de áreas verdes
ES tem lista de espécies ameaçadas de extinção atualizada
“País precisa de plano para descarbonizar economia”, diz CNI
Fundação e ONG irão plantar 1 milhão de árvores na Amazônia
Conservação vai reflorestar até 3 mil hectares no norte do ES
COP27: Casagrande apresenta plano para neutralizar gases
Casagrande participa de reuniões durante COP 27 no Egito
Mudança de rumo do Brasil sob Lula agita a COP27

TAGS:
CALOR | OCEANO | ESPECIALISTAS | TEMPERATURAS | RECORDE