RELIGIÃO

Tradicional Romaria das Mulheres é marcada pela devoção e fé

Durante todo o trajeto eram inúmeras as demonstrações de emoção, em palavras e gestos.

Em 17/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Em meio à multidão também estava a primeira-dama de Vila Velha, Andressa Barcelos, que acompanha a Romaria das Mulheres há 10 anos.

Mais um lindo momento de devoção e  fé marcou os festejos de Nossa Senhora da Penha: a Romaria das Mulheres, que reuniu milhares de pessoas na tarde deste domingo (16) e encerrou com uma missa no Parque da Prainha.

Durante todo o trajeto eram inúmeras as demonstrações de emoção, em palavras e gestos. Portadora de artrite reumatoide e de espondilite - inflamação de uma ou mais vértebras da coluna espinhal, Ana Maria, 68 anos, não deixou a dor física a afastar do seu ritual de fé e chegar ao final da romaria. Quem também enfrentou dificuldade física mas não abriu mão de manifestar a sua fé foi a senhora Maria de Fátima Ribeiro, que, em cadeira de rodas, acompanhou a procissão.

“É muita emoção, apesar de eu estar aqui nessa cadeira, estou feliz porque Nossa Senhora está comigo; ela me acompanha, eu amo a minha mãezinha”, declarou, entre lágrimas.

Em meio à multidão também estava a primeira-dama de Vila Velha, Andressa Barcelos, que acompanha a Romaria das Mulheres há 10 anos e destacou ser uma honra mais uma vez poder comemorar e homenagear o dia da Padroeira do Estado.

“Nossa Senhora da Penha é sinônimo de alegria, de paz, de amor, de maternidade e o mais importante de tudo, ela foi a escolhida para ser a mãe do Senhor Jesus”. E fez um pedido especial: “que Nossa Senhora da Penha continue abençoando e cuidando de todos os munícipes da nossa cidade com seu manto sagrado”, declarou.

Peregrinação

Nem a distância foi empecilho para que muitos fiéis participassem da procissão à Nossa Senhora da Penha. Rosa Fiorelli, por exemplo, vem pelo segundo ano consecutivo de Abu Dhabi especialmente para o festejo.

“Estou muito feliz por estar aqui. Saí de tão longe para vir homenagear a nossa mãezinha querida”.

Já Rosivânia da Rosa veio especialmente do Rio de Janeiro para a festa para agradecer pelo restabelecimento da saúde do marido. Acompanhada da filha pequena, ela disse que a participação é uma tradição familiar.

“Do mesmo jeito que minha mãe passou para mim, eu tô passando para ela”, disse.

A programação da Festa da Penha se encerra nesta segunda-feira (17), com missas, romarias dos ciclistas e dos conguistas e show com Padre Anderson Gomes e Elba Ramalho.

Leia também:

Festa da Penha: Romaria das Famílias reuniu um milhão de fiéis
Fiéis se emocionam na Romaria das pessoas com deficiência
Fé e luta por direitos na romaria da pessoa com deficiência
Festa da Penha: Veja o que funciona durante o feriado estadual
Nossa Senhora é acesa na Serra e traz mensagem de fé
Abertura da ​Festa da Penha 2023 contou com missa e recital
Viana realiza o maior espetáculo da Paixão de Cristo do ES
Nossa Senhora Iluminada será acesa em Vila Velha no sábado
Aviva Viana traz Bruna Karla e atrações gospel para 13ª edição
Relatório aponta aumento de casos de intolerância religiosa

TAGS: 
VILA VELHA | ROMARIA | MISSA | NOSSA SENHORA | EMOÇÃO | MULHERES |