NUTRIÇÃO

Vale a pena trocar o refrigerante pelas bactérias do kombucha?

Kombucha, uma bebida fermentada, gasosa e efervescente feita a partir da infusão de chá preto.

Em 10/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Istock Getty Images

As bactérias presentes nele, por sua vez, convertem o álcool em ácido acético e ácido láctico, que são responsáveis pelo sabor ácido e característico do kombucha.

Já pensou em procurar uma bebida borbulhante, saborosa e saudável que substitua os refrigerantes? Pois ela existe! Cheios de açúcares, conservantes e calorias vazias de benefícios para a saúde, os refrigerantes têm ainda relação com o aparecimento de gastrite, ganho de peso, osteoporose e até diabetes. Por isso, o EU Atleta trouxe hoje uma dica mais saudável para substituir os refrigerantes da sua rotina: o kombucha, uma bebida fermentada, gasosa e efervescente feita a partir da infusão de chá preto ou verde adoçado com açúcar e uma cultura simbiótica de bactérias (do bem) e leveduras conhecida como scoby (sigla em inglês para "colônia simbiótica de bactérias e leveduras").

As bactérias presentes nele, por sua vez, convertem o álcool em ácido acético e ácido láctico, que são responsáveis pelo sabor ácido e característico do kombucha - que pode ser saborizado com frutas e especiarias, de acordo com o gosto de cada um.

O que é?

Trata-se de uma bebida consumida há vários séculos em diversas partes do mundo, especialmente na Ásia e na Europa Oriental. Entre seus potenciais benefícios para a saúde estão a melhora da digestão, o fortalecimento do sistema imunológico e a redução do estresse oxidativo. Como explica a nutricionista Cris Perroni em sua coluna no EU Atleta, o kombucha é uma bebida "obtida a partir da fermentação em chá preto (mais utilizado), chá verde ou outros chás com açúcar branco, com uma associação de espécies de bactérias e leveduras (bactérias do bem). Levemente gaseificada, lembrando um 'espumante' ou uma 'cidra'”.

- Também conhecido como cogumelo de kombucha, o scoby é um aglomerado gelatinoso e translúcido de bactérias e leveduras que é usado para fermentar o chá. Ele é o responsável pela fermentação do açúcar e do chá, transformando-os em kombucha. Durante a fermentação, as bactérias e as leveduras presentes no scoby consomem o açúcar e liberam ácido acético, ácido láctico e outros ácidos orgânicos que dão à bebida o seu sabor característico. Outra curiosidade é que o scoby também produz gás carbônico, o que dá ao kombucha a sua leve efervescência - explica a nutricionista gastroenterologista Adriana Lauffer.

Ela esclarece ainda que o dióxido de carbono produzido pelas leveduras é o que confere a efervescência e o gás ao kombucha. À medida que o dióxido de carbono é produzido, ele se dissolve na bebida, criando uma pressão que pode ser sentida quando a garrafa ou o recipiente de fermentação é aberto. É importante ressaltar que o nível de efervescência do kombucha pode variar de acordo com o tempo e as condições de fermentação, como a temperatura e a quantidade de açúcar presente na receita.

Vale a pena trocar o refrigerante pelo kombucha?

A resposta é sim, especialmente se você está procurando uma alternativa mais saudável e natural. Enquanto refrigerantes contêm altas quantidades de açúcar refinado e outros aditivos artificiais, o kombucha é uma bebida fermentada naturalmente rica em probióticos, vitaminas e minerais.

Outro benefício do kombucha, que vem do scoby, é que a sua ingestão ajuda a equilibrar a microbiota ou flora intestinal, fortalecendo o sistema imunológico e regulando o intestino. Além disso, a bebida contém boas quantidades de polifenóis e vitamina C, compostos com propriedades antioxidantes, que contribuem com o trabalho do fígado e ajudam a promover a eliminação de toxinas pela urina e fezes.

Ao substituir refrigerantes pela bebida fermentada, você pode desfrutar de diversos benefícios para a saúde. Confira!

Benefícios do kombucha

  • Mantém a microbiota intestinal saudável e melhora a digestão: por ser um chá fermentado é uma boa fonte actérias probióticas;
     
  • Por melhorar a microbiota intestinal, pode ajudar no emagrecimento;
     
  • Ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim e aumenta o HDL, podendo auxiliar a prevenir doenças cardiovasculares;
     
  • Contribui para melhorar os níveis de glicose sanguíneos;
     
  • É bom para o fígado e ajuda nos processos de eliminação toxinas e impurezas do organismo;
     
  • É rico nos polifenóis do chá e em ácido acético da fermentação, possuindo ação antibacteriana.

Tem álcool? Qual o teor?

Em geral, a maioria dos kombuchas comerciais contém menos de 0,5% de álcool, o que é considerado um teor alcoólico muito baixo. No entanto, alguns produtores podem produzir kombucha com um teor de álcool mais alto, que pode chegar a 1% e até 2%, sendo importante verificar os rótulos cuidadosamente se você estiver preocupado com a ingestão de álcool. Como critério de comparação, o vinho, por exemplo, costuma ter teor alcoólico entre 11% e 14%, enquanto a cerveja têm, em média, entre 5% e 8%.

Esse nível de álcool não deve interferir significativamente na performance dos atletas, desde que o consumo seja moderado e que o atleta não esteja sujeito a restrições ou proibições específicas relacionadas ao álcool.

No entanto, é importante lembrar que o álcool pode ter efeitos negativos na saúde e no desempenho atlético quando consumido em excesso. O álcool pode causar desidratação, diminuição do reflexo, diminuição da coordenação motora e diminuição da força muscular, entre outros efeitos negativos.

- Portanto, é recomendado que atletas consumam kombucha com moderação e levem em consideração seu nível de atividade física e necessidades nutricionais individuais. Se tiver dúvidas específicas sobre o consumo de kombucha e como ele pode afetar sua performance atlética, é importante consultar um profissional de saúde ou nutricionista - adverte Adriana Lauffer.

Tem açúcar?

Em relação ao açúcar, a quantidade presente no kombucha varia de acordo com a receita e o tempo de fermentação. Geralmente, a bebida pronta contém cerca de 2 a 6 gramas de açúcar por 100 ml, o que é consideravelmente menos do que refrigerantes e outras bebidas açucaradas. A Coca-cola, por exemplo, tem cerca de 10,5 gramas de açúcar a cada 100 ml.

A nutricionista lembra que alguns produtores de kombucha também oferecem opções com baixo teor de açúcar ou adoçantes alternativos, como stevia ou xilitol, para pessoas que desejam reduzir a ingestão de açúcar. No entanto, é importante lembrar que o consumo excessivo de açúcar, mesmo em pequenas quantidades, pode levar a problemas de saúde a longo prazo, como diabetes, obesidade e doenças cardíacas.

Tem glúten?

Nenhum dos ingredientes do kombucha contém naturalmente glúten. Portanto, a bebida é naturalmente livre de glúten, a menos que seja adicionado algum ingrediente que contenha essa substância durante o processo de produção, como o malte ou a cevada.

- No entanto, é importante lembrar que alguns produtores de kombucha podem usar métodos de produção que envolvem o uso de equipamentos que também são usados ​​para a produção de alimentos que contêm glúten, o que pode resultar em contaminação cruzada. Portanto, se você tem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten é importante ler os rótulos cuidadosamente e escolher produtos que sejam rotulados como "livres de glúten" ou que tenham sido testados para detectar a presença de glúten - recomenda a nutricionista.

Valor calórico

O valor calórico do kombucha pode variar dependendo do tempo de fermentação, da quantidade de açúcar e de outros ingredientes adicionados na receita. Em geral, o kombucha é uma bebida com baixo teor calórico, contendo cerca de 20 a 30 calorias por 200 ml. No entanto, é importante lembrar que alguns fabricantes podem adicionar açúcares extras ou outros ingredientes que podem aumentar o valor calórico da bebida.

Se você está preocupado com o valor calórico da sua bebida de kombucha, é importante verificar o rótulo para verificar a quantidade de calorias e outros nutrientes presentes. Alguns fabricantes também oferecem versões com baixo teor de açúcar ou adoçantes alternativos para pessoas que desejam reduzir a ingestão de calorias e açúcares.

Efeitos colaterais

Em geral, o kombucha é considerado seguro para a maioria das pessoas quando consumido com moderação. Entretanto, a especialista alerta que em alguns casos, o consumo excessivo de kombucha ou do produto mal preparado pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo:

  • Problemas digestivos: o alto teor de ácido acético no kombucha pode causar dor de estômago, náusea e diarreia em algumas pessoas, especialmente se consumido em grandes quantidades;
     
  • Reações alérgicas: algumas pessoas podem ser alérgicas a certos ingredientes usados ​​na produção de kombucha, como o chá ou o scoby, e podem experimentar sintomas como erupções cutâneas, coceira e inchaço;
     
  • Intoxicação alimentar: o kombucha pode ser contaminado com bactérias ou leveduras nocivas se não for preparado adequadamente, especialmente se for feito em casa. Isso pode levar a sintomas como febre, vômito e diarreia;
     
  • Interferência com medicamentos: o kombucha contém substâncias ativas que podem interferir com a absorção de certos medicamentos, incluindo antibióticos, anticoagulantes e medicamentos para pressão arterial. Assim, se você estiver tomando medicamentos é importante falar com um médico antes de consumir kombucha;
     
  • Sintomas de síndrome do intestino irritável (SII): kombucha é fonte de um carboidrato fermentável chamado frutana, que pode causar os sintomas da SII em pessoas sensíveis aos frutanos.

- Para minimizar o risco de efeitos colaterais, é importante escolher um kombucha de fabricantes confiáveis, seguir as instruções de preparação cuidadosamente e consumir com moderação. Se tiver preocupações sobre o consumo de kombucha ou experimentar quaisquer efeitos colaterais, é recomendável conversar com um médico ou profissional de saúde - diz Adriana Lauffer.

Contraindicações

Embora o kombucha seja geralmente considerado seguro para a maioria das pessoas, há algumas condições em que o consumo de kombucha pode não ser recomendado. Ele é contraindicado para pessoas com:

  • Sensibilidade à cafeína: o kombucha é feito com chá, que contém cafeína. Se você é sensível à cafeína ou é portador de hipertensão arterial, pode querer evitar o kombucha ou escolher uma versão de chá descafeinado;
     
  • Problemas gastrointestinais: o alto teor de ácido acético e a presença de cafeína no kombucha podem piorar os sintomas em pessoas com úlceras estomacais, refluxo gastroesofágico ou outros problemas gastrointestinais;
     
  • Sistema imunológico enfraquecido: as bactérias e leveduras no kombucha podem representar um risco para pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como aquelas com HIV ou câncer;
     
  • Gravidez ou amamentação: como o kombucha contém pequenas quantidades de álcool e cafeína, pode não ser seguro para mulheres grávidas ou amamentando.
     
  • Portadores de síndrome do intestino irritável sensíveis a frutanas: o consumo de quantidades maiores de 180 ml pode disparar os sintomas.

Além disso, algumas pessoas podem ter alergias ou intolerâncias a certos ingredientes usados ​​na produção de kombucha, como o chá ou o açúcar.

Kombucha pode favorecer o seu treino?

Os atletas podem (e devem) consumir kombucha em diferentes momentos, dependendo de seus objetivos e necessidades específicas. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Antes do treino: pode ser uma opção para atletas que procuram uma bebida energizante antes do treino. O chá preto utilizado na preparação de kombucha contém cafeína, o que pode ajudar a melhorar a concentração e a disposição física;
     
  2. Durante o treino: pode ser uma opção para reidratação durante o treino, uma vez que é uma bebida naturalmente rica em eletrólitos;
     
  3. Após o treino: pode ser uma opção para atletas que desejam uma bebida refrescante e hidratante após o treino. Além disso, o kombucha também pode ajudar a promover a recuperação muscular devido aos seus probióticos e enzimas.

Segundo a nutricionista e gastroenterologista Adriana Lauffer, é importante lembrar que o consumo de kombucha deve ser equilibrado, uma vez que o excesso de açúcar ou álcool pode ter efeitos negativos na saúde.

- Recomenda-se consumir kombucha em moderação e como parte de uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Se tiver dúvidas específicas sobre a adequação do consumo da bebida para você (seja atleta ou não), é importante consultar um profissional de saúde ou nutricionista. Além disso, pode ser interessante testar o consumo antes de qualquer treino ou prova para avaliar a tolerância digestiva para evitar possíveis desconfortos gastrointestinais, especialmente se a pessoa for portadora de síndrome do intestino irritável. Também pode ser interessante preferir kombuchas industrializados aos caseiros pelo risco de contaminação - aconselha a profissional. (Por: Adriana Lauffer (@tchaudietas),via Eu Atleta)

Leia também:

Quem dorme bem tem facilidade para adotar exercícios e dieta
Março sem álcool: 10 benefícios de passar o mês sem beber
Ao comer, quantas vezes devemos mastigar os alimentos?
Veja 5 dicas e duas receitas para curar a ressaca de Carnaval
Dieta sem feijão aumenta em 20% chances de obesidade
10 alimentos anti-inflamatórios para quem tem endometriose
Quais são os sinais mais comuns da falta de ferro no corpo
Dicas para reduzir o peso mantendo a saúde sem restrições
Comer pode ser o melhor remédio, mas isso não inclui fast food
Dicas para manter alimentação e bronzeado em dia no verão

TAGS:
DICAS | KOMBUCHA | REFRIGERANTE | SUBSTITUIÇÃO | FERMENTADA