SAÚDE

Vila Velha inicia o programa Oficina da Memória para idosos

Vila Velha vai iniciar nesta quinta-feira (16) o programa Oficina da Memória para 40 idosos

Em 15/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

O programa foi criado pelas geriatras Carollina Mendes e Cristiana Zago a partir de um modelo de sucesso implementado em Volta Rendonda (RJ).

Em Vila Velha, 40 idosos com queixas de depressão, esquecimento e isolamento social se inscreveram para participar do programa Oficina da Memória. O perfil foi identificado durante as consultas na geriatria do Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas). Com início nesta quinta (16), às 15h30, no auditório da sede da Secretaria de Saúde, o projeto tem o objetivo de investir no envelhecimento ativo do cidadão. 

O programa foi criado pelas geriatras Carollina Mendes e Cristiana Zago a partir de um modelo de sucesso implementado em Volta Rendonda (RJ).
 
As atividades propostas na oficina incluem o resgate às lembranças e recordações, compartilhamento de fotos e registros dos participantes. As geriatras responsáveis pelo programa reforçam a importância do amparo e da escuta para esse grupo.

“O bem-estar psicológico é um fato importante na qualidade do envelhecimento e na construção da autoestima, além de influenciar na capacidade do cidadão de se manter ativo nessa fase da vida”, afirma Carollina.

Cristiana reforça a importância da participação das famílias dos idosos para a identificação das queixas, a busca por um grupo e a interação efetiva em atividades que desenvolvem o cognitivo do paciente. “Para que o idoso tenha maiores ganhos com o projeto é essencial que a família participe e incentive”.

Mente sã, o corpo agradece

O idoso sem estímulos intelectuais tem perdas de memórias progressivas, isso acarreta também na funcionalidade motora, podendo causar ou agravar o sedentarismo. Além dos exercícios para memória, as médicas destacam a importância do acompanhamento das comorbidades e dos hábitos alimentares dos pacientes para o bom funcionamento das atividades cerebrais. 

Na oficina da memória, os idosos serão incentivados a enxergar o corpo e a mente na integralidade. Atividades que combatem o estresse como jogos da memórias, adivinhação, resolução de problemas e caça-palavras serão promovidas entre os participantes.

“Além disso, eles serão provocados a adquirir novos hábitos e descobrir novas habilidades”, afirma Carollina. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Mais 32 médicos são nomeados para atuarem em Vitória
São Mateus: Notificações de Dengue diminuem no município
Mais de 40% dos testes para dengue em Linhares são positivos
Covid-19: Cariacica está com vagas abertas para vacinação 
Pontos de hidratação da Serra atendem 950 usuários 
Ministério convoca 117 médicos para saúde indígena
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (13)
Operação de combate à dengue levou serviços 14 mil pessoas
Saúde reforça importância de completar ciclo vacinal 
Himaba fará agendamento de consultas apenas por telefone
Em três anos de pandemia de covid, ciência e vírus evoluíram

TAGS:
VILA VELHA | PROGRAMA | OFICINA DA MEMÓRIA | IDOSOS | CEMAS