POLÍTICA CAPIXABA

Vila Velha terá Centro Integrado para pessoas com Deficiência

Será um Centro Integrado Familiar multifuncional, com equipes multidisciplinares de atenção.

Em 26/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/Secom/PMVV

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e o governador do Estado, Renato Casagrande, assinaram a autorização (OS) para o início das obras de construção do Centro Integrado Familiar para pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo.

Maria das Graças estava visivelmente emocionada. Ela era uma das mães e colaboradoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vila Velha, a APAE, que comemorava os 20 anos da entidade canela-verde, na sessão solene na Câmara de Vereadores, na noite de ontem (25), quando o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo e o governador Renato Casagrande assinaram, juntos, a autorização para início das obras de construção do Centro Integrado Familiar para pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo.

Espaço multifuncional, inclusivo, com equipes multidisciplinares, capaz de oferecer três vezes mais pessoas do que a APAE atende atualmente na cidade.

“Esse é um marco para todos nós, mães principalmente. Temos que agradecer muito, porque é uma luta de 20 anos, uma política pública de inclusão e desenvolvimento muito importante para nossos filhos. Estou muito emocionada porque estou testemunhando esse momento”, comentou Maria das Graças.

Mãe de Natália, assistida pela APAE, a presidente da entidade, Sonia Maria Lessa, também precisou buscar fôlego e encontrar as palavras para descrever a importância do anúncio do investimento.

“Este mês estamos celebrando os 20 anos da APAE de Vila Velha, eu agradeço em nome da minha filha Natalia, que é especial, que todos os dias me ensina a humildade e amor ao próximo. Graças a ela estou na APAE iniciando meu quarto mandato, colaborando e lutando pela causa da pessoa com deficiência.  Hoje temos muito a comemorar, conquistamos o reconhecimento e o respeito da sociedade de Vila Velha.  Muito obrigado em nome de todos os usuários,” comentou a presidente da entidade.

O projeto foi apresentado a um plenário lotado da Câmara. Juntos, o prefeito, o governador, o presidente da Casa, o vereador Joel Rangel, proponente da Sessão Solene, vereadores, lideranças, pais e muitos assistidos pela APAE, acompanharam o projeto de como ficará o Centro Integrado Familiar.


Foto: Adessandro Reis/Secom/PMVV

Para erguer a estrutura serão investidos de mais de R$ 17 milhões numa área de mais de 11 mil m², que após concluído contará com área verde, quadra poliesportiva, centro educacional, área de cozinha, centro de convivência, piscina aquecida, praça com bancos e brinquedos, centro de atendimento psicossocial e praça para as famílias.

O governador Casagrande lembrou do passado, de atuação na gestão da APAE de Castelo, quando ainda era jovem. Foi com essa memória, lembrando da luta dos pais para encontrar tratamento e acompanhamento adequado no desenvolvimento dos filhos, que o governador falou da importância de construir um centro de excelência em Vila Velha.

"Estamos dando um passo importante para resolver um problema antigo: a ausência de uma sede para a APAE de Vila Velha. Já fui dirigente da APAE em Castelo e desde então a gente fortalece a identidade com a entidade. A construção tem um significado muito grande para todos nós que estamos no governo e quem está em mandatos trabalhando pelo bem das pessoas. A gente não pode e nem consegue realizar tudo que as pessoas precisam, mas fazemos tudo que está ao nosso alcance", afirmou Casagrande.


Foto: Adessandro Reis/Secom/PMVV

Ex-secretário de Assistência Social e hoje prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo lembrou da importância de políticas públicas inclusivas, parcerias fortes e compromisso em aplicar de forma correta e saudável os recursos. O prefeito disse conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pelas entidades sociais para conseguirem recursos para custear as despesas. Ele lembrou ainda que, quando se tornou prefeito, implementou uma nova política de assistência social em Vila Velha, para que estruturas como a do Centro Integrado mude a vida das pessoas.

 “Já estive à frente da Secretaria de Assistência Social e pude ver de perto a dificuldade das entidades sociais para conseguirem recursos de custeio para continuarem a prestar serviços aos que mais precisam. Por isso, quando tive a oportunidade de me tornar prefeito, implementei uma nova política de assistência social e, ouvindo os secretários, técnicos e representantes das instituições assistenciais, aceitamos o desafio de realizar o projeto de um Centro Integrado Familiar destinado às pessoas com deficiência, de Vila Velha. Quando apresentei esse projeto ao governador Renato Casagrande, expliquei a quantidade de pessoas beneficiadas e pedi apoio, não tive outra resposta a não ser um sim. Vamos construir esse legado juntos, porque é assim que se faz política pública inclusiva, de amor e respeito com quem mais precisa,” disse o prefeito.

Atualmente, o município atende através da APAE de Vila Velha 465 famílias, no novo espaço o atendimento terá a potencialidade de triplicar, aplicando uma camada de proteção e atendimento para Vila Velha muito maior.

“Hoje é uma ordem de serviço com muita emoção. Vila Velha veio ao longo destes mais de 20 anos perdendo instituições.  As demandas para as pessoas com deficiência vem aumentando e temos fila de espera. Agora vamos ter   o Centro Integrado da Família que vai ampliar o número de vagas e atendimento para estas pessoas especiais e familiares,” finalizou a secretaria de Assistência Social, Letícia Goldner.

Serão oferecidos serviços de, fonoaudiologia, pediatra, psicologia, clinico geral, terapia ocupacional, serviço social, fisioterapia, neurologia, núcleo jurídico, nutricionista, serviço de convivência e fortalecimento de vinculo e atendimento educacional especializado (AEE) na Educação.

Leia também:

Governo ES realiza entrega de equipamentos agrícolas
Autorizada obra do Centro Integrado Familiar de Vila Velha
Gandini quer estacionamento rotativo gratuito para idosos
Secretaria da Justiça conta com novos rádios de comunicação
Governo do ES inaugura estrada de Duas Bocas em Cariacica
Renato Casagrande autoriza obras em São Pedro Frio, Colatina
Ricardo Ferraço assume Governo do Espírito Santo por seis dias
Casagrande visita obras em Carapina e entrega novos ônibus
Novo Aeroporto de Linhares é inaugurado pelo Governo ES
Vila Valério vai receber novos investimentos do Governo ES

TAGS:
VILA VELHA | OBRAS | ORDEM DE SERVIÇO | CONSTRUÇÃO | CENTRO INTEGRADO