DR-ANIMAL

Vitória amplia oferta de vagas do serviço de castração animal

A partir deste mês de janeiro, estão disponíveis 600 vagas a mais para a castração em Vitória

Em 17/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

A oferta do serviço faz parte do programa Vitória da Castração Animal, que até esta sexta-feira (12), já realizou 3.390 procedimentos em cães e gatos da capital.

A Prefeitura de Vitória ampliou o serviço de castração animal. A partir deste mês de janeiro, estão disponíveis 600 vagas a mais, por ano, passando das atuais 3 mil para 3.600 oportunidades. O aumento no quantitativo de procedimentos foi possível com a contratação, por meio de licitação, de mais uma clínica veterinária, a sexta que passa a prestar este tipo de atendimento para o município.

A oferta do serviço faz parte do programa Vitória da Castração Animal, que até esta sexta-feira (12), já realizou 3.390 procedimentos em cães e gatos da capital. O programa vem cumprindo o decreto estabelecido pelo prefeito Lorenzo Pazolini, no qual estabelece prioridades para a sua realização.

"Das castrações realizadas, 80% delas atendeu protetores independentes, área de interesse social, munícipes em situação de vulnerabilidade e pessoas que residem em áreas de interesse social. Os demais 20% são referentes a população em geral. Dessa forma conseguimos fazer cobertura para todos os públicos, e vamos avançando", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

"O programa Vitória da Castração Animal é uma política pública, visando oferecer à população um auxílio de qualidade para o controle da natalidade em cães e gatos. Estas ações compõem um pacote de investimentos sólidos no bem-estar animal da Cidade de Vitória, oferecendo serviços veterinários em ambientes médicos adequados, devidamente regularizados e constantemente vistoriados", enfatizou a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal, Cristiane Stem.

O Programa

O programa Vitória da Castração Animal foi lançado em 2021 pelo município para estimular o controle de natalidade e cuidar da saúde dos animais na cidade, compreendendo a esterilização cirúrgica, com previsão de exames laboratoriais pré-operatórios para auxiliar a avaliação clínica; aplicação de microchip; e a realização de registro e o cadastro para identificação individual de cada pet.

Para ter acesso ao programa de castração animal, o munícipe deverá realizar cadastro, por meio do Portal de Bem-Estar Animal, no site da Prefeitura de Vitória. O cadastro é individual e deve conter informações básicas sobre o tutor e sobre o animal a ser submetido aos procedimentos contemplados pela iniciativa.

Palestras

Uma vez contemplado, o tutor participa de palestra educativa sobre o tema e também sobre o projeto Guarda Responsável de Animais Domésticos. Com o fim do ciclo 2022, as atividades propostas pela Semmam capacitaram 2011 pessoas. A formação de multiplicadores sobre o cuidado necessário com os animais é importante porque a responsabilidade vai muito além de dar água e comida.

"São necessários cuidados com a saúde, bem-estar, com as condições do ambiente e até interação familiar. Assim, é uma oportunidade sensibilizar os moradores participantes para que eles sejam multiplicadores dessa informação", complementa a subsecretária Cristiane Stem. (Secom/PMV)

Leia também:

Viana abre um cadastro para castração gratuita de animais
Mais de 600 botos-cinza são flagrados nadando juntos no RJ
Programa de bem-estar animal de Viana completa 6 meses
Sábado é dia de evento de adoção de animais em Vitória
Mutirão de castração neste sábado em Jabaeté, Vila Velha
Cariacica Castra Legal: novas vagas para castração gratuita
Vila Velha abre vagas de cadastro para castração de animais
Cariacica oferece mais 600 vagas para castração de animais
Vitória atinge marca de 2700 castrações de animais em 2022
> Domingo (9) é dia de "Cãominhada Vix" na Praia de Camburi

TAGS:
VITÓRIA | CASTRAÇÃO | ANIMAIS | PROGRAMA | VAGAS