CULTURA

Vitória: Projeto valoriza cultura capixaba e encanta crianças

Tema do projeto foi intitulado "Espírito Santo: nossa gente, nossa herança, nosso Estado".

Em 12/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Luis Oliveira/PMV

A ação ocorreu nos turnos matutino e vespertino, envolvendo todas as 320 crianças matriculadas no Cmei. 

Um dia de festa, alegria, afeto e celebração da riqueza da cultura capixaba, além de muita diversão e aprendizado. Assim ficou marcada a abertura do projeto institucional do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens Duarte de Albuquerque, em Itararé, realizada nesta quinta-feira (11). Neste ano, o tema do projeto foi intitulado "Espírito Santo: nossa gente, nossa herança, nosso Estado".

A ação ocorreu nos turnos matutino e vespertino, envolvendo todas as 320 crianças matriculadas no Cmei. A unidade de ensino está toda decorada com diversos trabalhos e produções feitas pelas crianças, sempre voltadas para a valorização do Espírito Santo e da cultura local.

Assim, encontram-se várias homenagens às manifestações culturais, aos monumentos históricos e cartões postais. Além disso, as praias que banham o litoral capixaba também estão em destaque, tornando o espaço escolar colorido e cheio de significado.

Nesse sentido, o Cmei contou com duas participações pra lá de especiais: a banda de Congo Amores da Lua, do bairro Santa Martha, e a bateria da escola de samba Pega no Samba foram até a unidade de ensino para realizar duas apresentações culturais, e se juntaram as crianças em uma bela festa.

"Hoje é um dia de festa, de felicidade! A abertura oficial do nosso projeto institucional, que norteia as atividades que vocês já estão desenvolvendo desde o início do ano letivo. Parabenizo a equipe e as crianças, que produziram os mais belos trabalhos, temos homenagem ao manguezal, ao congo, às praias e muito mais", disse a diretora do Cmei, Keidma Borges.

As crianças fizeram muita festa, dançaram, pularam e se divertiram. Além disso, todas ficaram encantadas com a apresentação de congo e de samba, temas que já vinham trabalhando em sala de aula e agora puderam presenciar de perto.

"Gostamos muito, que legal. Estamos muito alegres, o congo é muito lindo e especial, e o samba foi muito emocionante. Todos se divertiram juntos", disseram as pequenas Alexia Alves, Alice Costa e Kalyane de Jesus, do grupo 6B. (Secom/PMV)

Leia também:

Jovens alunos em imersão com Orquestra Sinfônica Brasileira
Biblioteca promoverá "Círculo da Leitura" na quinta-feira (4)
Casagrande lança o Ciclo 2023 do Programa Fundo da Cultura
Exposição coletiva Mínimo Múltiplo Comum chega a Viana
Venerado por católicos e religiões afro, São Jorge é ícone pop
Kulturfestival acontece neste final de semana em Campinho
2º Encontro de Dança de Aracruz acontece no dia 27 de abril
Sesc Glória será palco da peça nacional “Três Mulheres Altas”
Kulturfestival está de volta com música neste fim de semana
Exposição sobre literatura infantil é aberta em Cachoeiro

TAGS:
VITÓRIA | PROJETO | CULTURA | CRIANÇAS | AÇÃO