SAÚDE

Vitória reforça sobre a importância da vacinação para crianças

Prefeitura de Vitória reforça a importância da vacinação para crianças menores de 2 anos.

Em 28/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

A vacinação das crianças no primeiro ano de vida é de extrema importância para a prevenção de várias doenças imunopreveníveis, e é um dos principais fatores associados à redução da taxa de mortalidade infantil.

O cenário atual demonstra um risco de reintrodução de doenças já controladas no Brasil, como a rubéola, a meningite e o sarampo, e a importação de casos de poliomielite, preocupante especialmente para localidades com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados.

Diante disso, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) reforça a importância de manter o cartão de vacinação atualizado e intensifica ações para a recuperação das coberturas vacinais.

As vacinas com metas a serem alcançadas são: Poliomielite; Meningococo C; Penta; Febre Amarela; Pneumocócica 10V; Varicela; Tríplice Viral D1; Hepatite A; BCG; Rotavírus Humano.

"Nossas coberturas vacinais geralmente ficam em torno de 85 a 90%, mas precisamos atingir a meta de 95%. Para ampliar essa cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos no nosso município, estamos fazendo contato com as escolas para levar vacina até o local, ampliando acesso aos horários em algumas unidades e disponibilizando os imunizantes nas 28 salas de vacina, com oferta por meio de agendamento online e também por demanda espontânea", destacou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comério.

A vacinação das crianças no primeiro ano de vida é de extrema importância para a prevenção de várias doenças imunopreveníveis, e é um dos principais fatores associados à redução da taxa de mortalidade infantil.

A identificação precoce dos fatores responsáveis pelos atrasos ou ausência de imunização é fundamental para captar as crianças que estejam em tais situações e imunizá-las o mais breve possível. (Secom/PMV)

Leia também:

Prefeitura de Anchieta realiza força tarefa contra a dengue
São Mateus inicia campanha de vacinação contra Covid
Agentes de Saúde recebem tablet para otimizar atendimento
Serra abre agendamento on-line de vacina nesta segunda
Vigilância Epidemiológica realiza capacitações nas UBS
Anchieta inicia aplicação da bivalente nesta quarta (01)
Assistência Social reforça a Política de Segurança Alimentar
Guarapari realizará Ação de Vacinação Covid, nesta segunda
Mutirão: casas e depósitos visitados no combate à Dengue
Vacina bivalente contra a covid-19 começa a ser aplicada
Dicas para conter pensamentos durante crises de ansiedade

TAGS:
VITÓRIA | VACINAÇÃO | CRIANÇAS | SEMUS | IMPORTÂNCIA