LAZER

Vitória terá intensa programação nos espaços da Juventude

O novo ano começou com uma intensa programação voltada para a Juventude de Vitória.

Em 02/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Leonardo Silveira/PMV

Todas as atividades são gratuitas e voltadas para jovens de 15 a 29 anos de idade. Para participar de algumas delas, é preciso fazer inscrição (saiba como nos contatos de cada equipamento). 

O novo ano vai começar com muitas oportunidades de formação e de convivência para a juventude de Vitória. A partir do dia 6 de janeiro, o Centro de Referência da Juventude (CRJ), a Casa da Juventude e o Odomodê vão oferecer atividades que vão desde oficinas de fotografia, escrita criativa e mídia digital até outras voltadas para percussão, samba, confecção de adornos e maquiagem para o Carnaval.

Além disso, haverá visitação de espaços culturais, rodas de conversa, sessões de vídeo e de cinema e até a realização de feiras. Todas as atividades são gratuitas e voltadas para jovens de 15 a 29 anos de idade. Para participar de algumas delas, é preciso fazer inscrição (saiba como nos contatos de cada equipamento). 

Juventude

Os três equipamentos voltados para jovens residentes em Vitória pertencem à Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Em abril de 2022, o prefeito Lorenzo Pazolini assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do CRJ e da Casa da Juventude, com investimentos que somam quase R$ 3 milhões, para oferecer a estrutura adequada para as atividades e para ampliar a capacidade de atendimento desse público. 

Além disso, contratou, por meio de Chamamento Público, uma nova Organização da Sociedade Civil (OSC) para atuar nos três espaços. A programação de 2023 já é resultado deste novo contrato, que representa um  investimento de R$ 630 mil pela Prefeitura.

Programação

Casa da Juventude
No CEU de São Pedro: Rua Vinte e Três de Abril, 35, em Santo André
Informações e inscrições: (27) 3332-7698, casajuventude@vitoria.es.gov.br e casadajuventude.vitoria@iphac.org.br
* Dia 6 - CAFÉ COM OS CRIAS - Roda de conversa para identificação das demandas dos jovens. Às 15h
* Dia 9 - CINEVIVÊNCIAS - Cineclube com roda de conversa nas temáticas de juventude, território e identidade e Direitos Humanos. Às 14h.
* Dia 10 - LeR - OFICINA DE LETRA E RIMA - Oficina de escrita e Hip-Hop, incentivando o desenvolvimento cultural da região e auxiliando no desenvolvimento da escrita. Inscrições abertas. Às 14h. 
* Dias 11 - ENTRELAÇOS - Oficina de tranças, voltada para a economia criativa. Inscrições abertas. Às 15h
* Dia 12 - IMAGENS QUE FALAM - Oficina de fotografia e edição de imagens, voltada para as mídias sociais. Inscrições abertas. Às 14h 
* Dia 13 - #MANDAJOBS - Oficinas de desenvolvimento de currículos, portfólios, entrevistas, inteligência emocional e econômica, formas de ingressar no mercado e gerar renda. Inscrições abertas. Às 14h
* Dia 16  - Visitação ao Museu do Pescador. Às 14h

Odomodê
Rua São Bartolomeu, 121 - no Morro do Quadro
Informações e inscrições: (27) 3132-4042 e odomode@vitoria.es.gov.br e odomode@iphac.org.br
* Dia 6 - O QUE O RAP DIZ SOBRE A VIDA -  Através de músicas de rap, trabalha a escuta do jovem. Às 18h, no Mucane (Av. República, 121, no Centro) 
* Dia 10 - GINCANA DE VERÃO - Às 14h, na quadra de esportes de Santa Teresa (Rua Frederico Ozanan, 460) 
* Dias 12 e 13 - QUILOMBISMO - O LUGAR QUE É NOSSO - Atividades para o reconhecimento do jovem e de seu território como processo de expressão cultural e espaço de resistência. Às 18h, no Mucane (Av. República, 121, no Centro);

Centro de Referência da Juventude (CRJ)
Informações e inscrições: (27) 3332-7698,  crjvix@vitoria.es.gov.br e crj.vitoria@iphac.org.br
* Dia 6 - JUVENTUDE NO SAMBA - Roda de conversa com convidados sobre o Carnaval. Às 14h, no Mucane (Av. República, 121, no Centro) 
* Dia 9  - BATUQUE: Oficina de Percussão para mostrar a funcionalidade de cada instrumento e a importância deles para a construção do coletivo. Às 18h30, no Mucane (Av. República, 121, no Centro)
* Dia 11 - CIRCUITO: Juventudes no Samba - Visitas aos barracões ou quadras das escolas de samba.

Leia também:

Vitória: Conheça o universo do Planetário com muita diversão
Camburi abre festa da virada com três shows nesta sexta
Prefeituras capixabas organizam programação de Réveillon
Réveillon: toneladas de fogos prometem espetáculo em Vitória
Cariacica vai oferecer colônia de férias para as crianças
Serra: Ano novo será de festa na praça encontro das águas
Parque da Prainha recebe Concerto Natalino nesta sexta (23)
Semana do Natal: confira a programação do parque da cidade
Olodum será uma das atrações no Réveillon 2023, em Vitória
Chuvas: Linhares atua em várias frentes de trabalho em bairros

TAGS:
VITÓRIA | PROGRAMAÇÃO | JUVENTUDE | FORMAÇÃO | OFICINAS | CONVIVÊNCIA