EDUCAÇÃO

Alunos participam de oficinas de Criação Literária em Vila Velha

Alunos das UMEFs de Barra do Jucu, Cidade da Barra e São Conrado receberam os escritores.

Em 29/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Joacles Costa/PMVV

A iniciativa tem como objetivo estimular a criatividade textual e incentivar a participação no Concurso de Poesia e Redação, que abordará o tema “Minha Cidade, Vila Velha, 488 anos de história”, entre os dias 6 e 9 de julho.

Na última terça-feira (25) e quarta-feira (26), as UMEFs Alger Ribeiro Bossois e Dr. Tuffy Nader, localizadas respectivamente na Barra do Jucu e na Cidade da Barra, em Vila Velha, receberam a visita de escritores e membros da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. Na oportunidade, sob organização da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Bibliotecas, cerca de 300 alunos puderam participar de oficinas de Criação Literária.

Já no dia 3 de maio, será a vez de mais de 70 alunos da UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho, em São Conrado, receberem a visita dos escritores e também as oficinas. A iniciativa tem como objetivo estimular a criatividade textual e incentivar a participação no Concurso de Poesia e Redação, que abordará o tema “Minha Cidade, Vila Velha, 488 anos de história”, entre os dias 6 e 9 de julho, durante o XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. 

Dentre os nomes que participam das visitas às escolas estão: o historiador, poeta e trovador Clério José Borges de Sant Anna; o também historiador, escritor e ativista cultural João Roberto Vasco Gonçalves; a escritora e acadêmica titular da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, Zenaide Emília Thomes Borges. 

Poetas Trovadores

Com apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, por meio das secretarias de Educação, Comunicação, Cultura e Turismo, o XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores é um evento gratuito, aberto à participação de professores, alunos, escritores, jornalistas, poetas e público em geral apreciador de literatura. Tem a finalidade de proporcionar uma plataforma para o surgimento de novos poetas e produtores culturais.

O evento contará com serenata com violões e muita música, troveata com acadêmicos, bandas do congo e estudantes, varal de poemas e palestras sobre diversos temas literários. Durante o congresso, serão exibidos documentários do diretor capixaba Rogério Morais: um dos filmes trata sobre fantasmas e lendas da Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra, e o outro é um documentário sobre a revolta dos negros escravizados do distrito do Queimado.

Leia também:

Enem: Candidatos têm até hoje (28) para pedir isenção de taxa
Vila Velha abre vagas para cursos de formação profissional
Anchieta: Vagas abertas em curso de produção de licores
Gincana de aprendizagem mobiliza estudantes em Vitória
Prefeitura entrega kits de material escolar na rede municipal
Qualificar ES oferta vagas exclusivas ao público feminino
Escolas da Serra comemoram dia nacional de Libras
Vitória nomeia mais 216 profissionais para atuarem na capital
Botão de pânico está disponível para o Ifes de Cariacica
Crianças de Vitória aprendem sobre ecossistema marinho

TAGS:
VILA VELHA | POESIAS | ALUNOS | UMEFS | LITERÁRIA