EDUCAÇÃO

Assistência Social oferta curso de Libras para a população

A Secretaria de Assistência Social de Vitória iniciará, na próxima semana, o curso de Libras.

Em 04/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

As aulas serão ministradas no Centro de Referência para Pessoas com Deficiência (CRPD),que ficano bairro Segurança do Lar, ao lado do Extrabom da Grande Goiabeiras.

A língua brasileira de Sinais (Libras) é uma das formas de se comunicar com pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva. Reconhecendo a importância e necessidade desse tipo de comunicação, a Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), por meio da Gerência dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), iniciará, na próxima semana, o curso de Libras.

As aulas serão ministradas no Centro de Referência para Pessoas com Deficiência (CRPD),que ficano bairro Segurança do Lar, ao lado do Extrabom da Grande Goiabeiras. O curso, que é gratuito, tem carga horária de 120 horas e duração de 4 meses.

Neste semestre, as vagas foram destinadas a quem iniciou o curso entre 2019 e 2020, mas não conseguiu finalizar devido à pandemia da Covid-19. Mais de 100 pessoas estão matriculadas para participar das aulas de Libras. No próximo semestre de 2022 as inscrições estarão abertas para toda a população de Vitória.

Serão três turmas de nível básico e uma de intermediário, sendo aulas duas vezes na semana. Quem está matriculado nas turmas básicas pode escolher entre fazer as aulas às segundas e quartas-feiras, no período da tarde ou às terças e quintas-feiras pela manhã ou à tarde. Já no nível intermediário, as aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras pela manhã.

A gerente da SCFV, Cristina Silva, fala sobre a importância do curso para a população, do diferencial de ter o domínio da língua de sinais, inclusive para agregar ao currículo profissional, e o quanto é fundamental nos aspectos social e emocional.

"Além do enriquecimento cultural, o profissional pode se destacar uma vez que se tornou obrigatório o setor público atender deficientes auditivos por meio de Libras", destacou ela. (Secom/PMV)

Leia também:

Alunos participam de atividades lúdicas de aprendizagem
Vitória inicia entrega de uniformes a crianças e estudantes
Busca ativa devolve 3.589 estudantes às escolas de Vitória
Estudantes têm até esta sexta para se inscrever no Prouni
Aracruz garante alimentação de qualidade aos estudantes
Começam as aulas na nova escola cívico-militar em Viana
Começam hoje as matrículas da primeira chamada do Sisu
Vitória convoca 445 profissionais para atuar na Educação
Municípios capixabas terão R$ 500 milhões para a educação
UniversidadES: Estado libera recursos para estruturar polos

TAGS: 
VITÓRIA | ASSITÊNCIA SOCIAL | LIBRAS | CURSO | SCFV