TEMAS GERAIS

Ataque americano na Síria mata líder do Estado Islâmico

Líder do grupo extremista Estado Islâmico, foi responsável por planejar atentados na Europa.

Em 04/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: AFP/Arquivos

O grupo extremista reivindicou os ataques 13 de novembro de 2015 em Paris (130 mortos), assim como o atentado de Nice (sudeste da França) em 14 de julho de 2016, que provocou 86 vítimas fatais.

Um líder do grupo extremista Estado Islâmico (EI), responsável por planejar atentados na Europa, morreu nesta terça-feira (4) em um ataque na Síria, informou o Comando Central do Exército dos Estados Unidos para o Oriente Médio (Centcom).

Khaled Aydd Ahmad Al Jaburi era, entre outras coisas, “responsável pelo planejamento de atentados do EI na Europa”, afirmou o Centcom em um comunicado. A nota destaca que a morte “prejudicará temporariamente a capacidade da organização para executar ataques no exterior”.

O EI reivindicou vários atentados na Europa quando controlava amplas faixas de território na Síria e Iraque, onde proclamou um “califado”.

O grupo extremista reivindicou os ataques 13 de novembro de 2015 em Paris (130 mortos), assim como o atentado de Nice (sudeste da França) em 14 de julho de 2016, que provocou 86 vítimas fatais.

Também reivindicou três atentados suicidas em 2016 na Bélgica, principalmente na região de Bruxelas, que deixaram 30 mortos.

Um ano depois, os atentados na Espanha em 17 e 18 de agosto, um deles em Barcelona, provocaram 16 mortes.

O comando militar americano informou que o ataque desta terça-feira aconteceu no noroeste da Síria e não provocou mortes ou feridos entre os civis.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) afirmou que um drone americano atacou o líder do EI na província de Idlib, em uma área controlada pelos extremistas no noroeste da Síria.

Ameaça

O líder extremista, um iraquiano que se fazia passar por sírio e era chamado de Khaled, estava refugiado na região há dez dias, informou o OSDH, que tem uma ampla rede de fontes na Síria.

Ele foi alvo do drone quando caminhava perto da casa que ocupava e conversava por telefone, de acordo com o Observatório.

“O EI continua representando uma ameaça para a região e mais além”, declarou o comandante do Centcom para o Oriente Médio, general Michael Kurilla.

“Mesmo enfraquecido, o grupo continua sendo capaz de executar operações na região, com a intenção de atacar além do Oriente Médio”, acrescentou.

Desde a derrota territorial do EI na Síria em 2019, centenas de soldados americanos, mobilizados no nordeste do país como parte da coalizão antijihadista, seguem lutando ao lado das Forças Democráticas Sírias (FDS), dominadas pelos curdos, atacando supostos membros do EI.

O governo dos Estados Unidos anuncia com frequência que os líderes do EI que buscaram refúgio na Síria continuam como alvos do país.

Em outubro de 2019, o exército americano anunciou a morte do líder do EI, Abu Bakr Al Baghdadi, em uma operação no noroeste da Síria.

Em 16 de fevereiro, o exército dos Estados Unidos informou que matou um líder do grupo extremista em uma operação no nordeste da Síria, que deixou quatro soldados americanos feridos.

Em 2022, outros dois líderes do EI foram mortos, um em fevereiro pelas forças especiais americanas no noroeste e outro no mês de outubro por ex-rebeldes na província de Deraa (sul), apoiadas pelo regime.

Apesar de sua derrota territorial, o EI continua executando atentados na Síria, onde o grupo atacou recentemente civis que recolhiam trufas no deserto, uma ação que matou dezenas de pessoas. (AFP -https://istoe.com.br/autor/afp/)

Leia também:

IBGE: número de trabalhadoras domésticas caiu em 10 anos
Estratégias ajudam a diminuir conflito entre fazendeiros e onças
Mais de 18 câmeras já estão operando em escolas de Aracruz
Brasil ganha 72 km² de território com recálculo de fronteiras
Idaf intensifica orientações sobre regularização de barragens
Em SP, ministro critica modelo de privatização da Eletrobras
Professora morre e pessoas são feridas em ataque na escola
Governo estuda decretar emergência climática em mil cidades
Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio acumula
CRJS são destaque no maior evento de Direitos Humanos
Profissional indica 10 melhores exercícios para treino de costas
Especialistas pedem ações contra mudanças climáticas

TAGS:
ESTADOS UNIDOS | ESTADO ISLÂMICO | ATENTADOS | GRUPO EXTREMISTA | EXTREMISTAS