EDUCAÇÃO

Cachoeiro: Combate à evasão escolar é reforçado na cidade

Prefeitura de Cachoeiro instituiu, neste mês, o Comitê Intersetorial de Busca Ativa Escolar

Em 20/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMCI

Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), o grupo irá realizar, em parceria com outras secretarias e órgãos públicos, um diagnóstico das principais causas e propor ações para reduzir o índice de abandono escolar.

Com o objetivo de combater a evasão escolar, a Prefeitura de Cachoeiro instituiu, neste mês, por meio do Decreto Municipal Nº 32.160, o Comitê Intersetorial de Busca Ativa Escolar, que terá a missão de identificar crianças e adolescentes que não estejam matriculados em instituições de ensino do município.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), o grupo irá realizar, em parceria com outras secretarias e órgãos públicos, um diagnóstico das principais causas e propor ações para reduzir o índice de abandono escolar.

Entre as atividades que serão desenvolvidas estão a realização de visitas domiciliares com assistentes sociais e agentes de saúde; ações nas escolas e contato direto com familiares por meio de diversos canais de comunicação.

Além disso, o Comitê irá implantar, em Cachoeiro, a plataforma virtual Busca Ativa Escolar do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que reúne dados que irão auxiliar no planejamento de políticas públicas educacionais.

A intenção, segundo a Seme, é a de apoiar a gestão municipal na identificação, registro, controle e acompanhamento desses jovens, que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Atualmente, o comitê está em fase de elaboração do plano de ação, que norteará as ações de campo, em escolas municipais e estaduais da sede e interior do município.

Também integram as atividades do Comitê as Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e Desenvolvimento Social (Semdes); Ministério Público, Conselhos Tutelares, Vara da Infância e da Juventude e Defensoria Pública.

“Realizaremos ações articuladas com diversos atores do poder público e da sociedade civil, com o objetivo de estabelecer um contato direto com as famílias e com a comunidade escolar, a fim de incentivar os jovens a retornarem às escolas e prevenir que outros desistam dos estudos”, destaca a secretária municipal de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens. (Secom/PMCI)

Leia também:

Educação básica de Cariacica mantém índices positivos
Líder da Agência Germanics ministra palestra em Vitória
50 Crianças da Serra escrevem livros Contos do Amanhã
Serra abre inscrições para curso de formação de Guarda-Vidas
Linhares: Escola finaliza projeto de leitura com apresentações
Programa Futuras Cientistas abre inscrições nesta segunda
Prefeitura de Vitória nomeia 42 profissionais para a Educação
Prefeitura da Serra e Senai levam carreta de cursos aos bairros
Aprendizado de crianças pobres caiu pela metade, diz estudo
Selecionados do Prouni têm até hoje para comprovar dados

TAGS:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | EVASÃO ESCOLAR | BUSCA ATIVA | SEME | CRIANÇAS