POLÍTICA NACIONAL

Câmara dos Deputados aprova texto-base do novo marco fiscal

Por 372 votos a 108, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do arcabouço fiscal.

Em 24/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Lula Marques/ Agência Brasil

O relator do projeto de lei complementar que fixa novas regras fiscais para as despesas da União, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), incluiu gatilhos para obrigar o corte e a contenção de gastos no caso de descumprimento da meta fiscal.

A Câmara dos Deputados aprovou, por 372 votos a 108, o texto-base do projeto de lei complementar que fixa novas regras fiscais para as despesas da União, o chamado arcabouço fiscal. A medida substituirá o atual teto de gastos, criado ainda no governo de Michel Temer. Ainda faltam destaques a serem votados, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (24). Após essa etapa, o texto seguirá para o Senado.

A proposta do arcabouço fiscal foi enviada em abril pelo governo federal ao Congresso Nacional. O relator do projeto, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), incluiu gatilhos para obrigar o corte e a contenção de gastos no caso de descumprimento da meta fiscal.

O novo arcabouço fiscal limitará o crescimento da despesa a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores. Em momentos de maior crescimento da economia, a despesa não poderá crescer mais de 2,5% ao ano acima da inflação. Em momentos de contração econômica, o gasto não poderá aumentar mais que 0,6% ao ano acima da inflação.

Durante todo o dia, Cajado esteve reunido com o presidente da Câmara, Arthur Lira, costurando mudanças pontuais no relatório. Uma delas dá possibilidade do governo gastar mais do que o previsto, desde que arrecade mais que o previsto também. Os gastos serão condicionados ao cumprimento de metas de resultado.

O placar provocou comemoração na base do governo. Por se tratar de um Projeto de Lei Complementar, eram necessários, no mínimo, 257 votos para aprovação. A aprovação por uma margem larga, com um clima político favorável, deixa o governo mais confortável para a votação no Senado.

Gatilhos

Chamado de Regime Fiscal Sustentável pelo relator, o projeto prevê que, no caso de descumprimento das metas, haverá contingenciamento (bloqueio) de despesas discricionárias. O projeto de Cajado estabelece a adoção, no ano seguinte ao descumprimento, de medidas automáticas de controle de despesas obrigatórias, como a não concessão de aumento real de despesas obrigatórias e a suspensão de criação de novos cargos públicos e da concessão de benefícios acima da inflação.

Caso o descumprimento aconteça pelo segundo ano consecutivo, novas proibições serão acrescentadas às existentes, como o aumento de salários no funcionalismo público, admissão ou contratação de pessoal e realização de concurso público (nos últimos dois pontos, a exceção é para reposição de cargos vagos).

Segundo Cajado, o reajuste real do salário mínimo estará fora dos gatilhos e terá aumento acima da inflação. Inicialmente, havia previsão de também retirar o Bolsa Família do limite de gastos. No entanto, o deputado manteve o benefício sujeito às normas gerais para que seja reajustado acima da inflação. (Agência Brasil)

Leia também:

Reunião de Lula com minisrtros tratará de preço de carros
Pacto contra Fome quer tirar 20 milhões da extrema pobreza
Governo lança canal de denúncias sobre preço de combustível
Conselho Nacional define 7 missões para política industrial
No RJ, Casagrande debate reforma tributária na reunião do Cosud
Câmara aprova urgência para projeto do arcabouço fiscal
Lula: os ignorantes precisam saber que cultura não é gasto
Com Lei Paulo Gustavo, governo garante R$3,8 bi para cultura
Senado aprova equiparação de milícias e facções a terroristas
Câmara aprova programa para prevenção da depressão
Lei Geral reconhece esporte como atividade de interesse social
Relator do Bolsa Família inclui bônus de R$ 50 para lactantes

TAGS:
CÂMARA | VOTAÇÃO | PROJETO | ARCABOUÇO | FISCAL | DEPUTADOS