EDUCAÇÃO

Cariacica realiza Projeto de Alfabetização em algumas escolas

O projeto visa desenvolver a leitura e escrita para pessoas com 55 anos ou mais em Cariacica.

Em 27/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jackeline Gomes/PMC

O curso de alfabetização é prioritário para quem não teve acesso à escolarização. O intuito do programa é a preparação para o pleno exercício da cidadania.

Oportunizar aos munícipes de Cariacica, com 55 anos ou mais, momentos de práticas sistemáticas e sustentadas de autoeducação e desenvolver a leitura e a escrita: esses são os objetivos do projeto Alfabetiza-ação Cariacica. E o pontapé inicial para a realização destes sonhos foi dada nesta quarta-feira (25), com aula inaugural na Escola Municipal de Ensino Fundamental Hilário Vieira da Silva, em Jardim Campo Grande, A iniciativa é da Secretaria de Educação (Seme).

O curso de alfabetização é prioritário para quem não teve acesso à escolarização. O intuito do programa é a preparação para o pleno exercício da cidadania.

“O programa Alfabetiza-Ação é uma iniciativa para garantir aos adultos acima de 55 anos e aos idosos a apropriação social da leitura e da escrita. É um incentivo para que, uma vez alfabetizado, esse público possa frequentar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dar sequência à sua trajetória escolar, caso deseje”, falou José Roberto Martins, secretário de Educação.

"Na aula inaugural, fizemos uma acolhida para os estudantes, apresentamos as professoras, o espaço escolar, entregamos kit escolar e realizamos uma roda de conversa para conhecer todos. Na perspectiva de Educação Popular em Paulo Freire, o acolhimento e os círculos de cultura, momento onde se dá voz aos educandos, é que emergem as palavras geradoras que são utilizadas para alfabetizar os adultos e idosos no universo cultural onde estão inseridos", disse Rinaldo Pereira, coordenador da EJA.

O curso terá a duração de quatro meses e será ofertado em salas ociosas das unidades de ensino da rede municipal de Cariacica, espaços disponibilizados por instituições parceiras e também espaços em outras secretarias, preferencialmente no turno diurno. (Semco/PMC)

Leia também:

Prazo para pedir reaplicação do Encceja 2020 até hoje (27)
Aprender Valor: Linhares inicia a Avaliação de Diagnóstico
Prefeitura de Guarapari anuncia retorno das aulas do berçário
Sedu anuncia mudanças para Novo Ensino Médio Capixaba
Vila Velha inicia projeto de contação de histórias nas escolas
Profissionais das escolas de Vitória encontram soluções criativas
Inscrições abertas para apoio de projetos educacionais no ES
Vitória convoca 329 profissionais para atuar na Rede de Ensino
Prefeitura de Vila Velha oferece Curso de Libras para servidores
Vitória está com 1.961 vagas disponíveis para Educação Infantil
Educação financeira vai ajudar alunos e famílias de Vila Velha
Qualificar ES abre mais 5 mil novas vagas para cursos on-line
Professores da EJA terão formação sobre o Mundo do Trabalho
Marcopolo oferece cursos para comunidades de São Mateus

TAGS:
ENCCEJA | EJA | AULAS | PROFESSOR | PROUNI | SISU | EDUCAÇÃO | ENEM | ESCOLAS | ENSINO