ECONOMIA CAPIXABA

Economista sugere política para aumentar produção industrial

Ricardo Amorim falou sobre os desafios do país e do estado para se tornarem competitivos.

Em 28/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

Segundo economista Ricardo Amorim, o aumento da produtividade só será possível com ações e tecnologias específicas, além da melhoria do ambiente econômico com estímulo a pesquisa e desenvolvimento.

No Dia Internacional da Indústria, celebrado no último dia 25, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) reuniu empresários e lideranças do Estado para discutir o futuro do setor.

O economista Ricardo Amorim foi o convidado especial do momento e palestrou sobre os desafios do país e do Estado para se tornar competitivo e a inovação como caminho para o desenvolvimento do país. Durante sua palestra “A indústria em novos tempos”, Amorim ainda apresentou um panorama do cenário atual da economia.

“Precisamos de uma política industrial que promova mudanças estruturais e aumentem a produtividade, que é o motor para aumentar a competitividade”, afirmou o economista.

Amorim ainda complementou que isso só será possível com ações e tecnologias específicas, além da melhoria do ambiente econômico com estímulo a pesquisa e desenvolvimento.

“Entre tantas mudanças, defendemos também as privatizações e reformas administrativas e tributária”, enfaziou.

Durante seu discurso de abertura, Cris Samorini, lembrou que os países mais ricos e desenvolvidos são justamente os mais industrializados, e isso não é mera coincidência. Ainda de acordo com a presidente da Findes, para reverter esse cenário de desindustrialização que o Brasil vive, o país precisa de uma política industrial contemporânea, a exemplo de países como EUA, Alemanha, Coréia do Sul e China.

“O objetivo das políticas industriais modernas é promover mudanças estruturais que aumentem a produtividade, com ações voltadas para os segmentos industriais e tecnologias específicas, com um ambiente econômico favorável e estímulos à pesquisa e ao desenvolvimento”, ressaltou.

No evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, afirmou que não existe nenhum Estado soberano sem uma indústria forte.

“Não tem jeito, a atividade econômica está ligada a atividade industrial. Se a atividade industrial é forte, temos a atividade comercial e de serviço fortes e um transporte mais dinâmico. Indústria forte é Estado soberano. Já indústria fraca é Estado dependente”, afirmou.

Casagrande ainda lembrou que a crise da pandemia da Covid-19 mostra o Brasil como um país que ainda não tem a soberania industrial que precisa. Isso porque quando o país ficou dependente de respiradores, seringas e insumos para a fabricação de vacinas teve que recorrer a outros países.

“Isso também mostra a necessidade do casamento que precisamos ter entre indústria e inovação. Não tem nenhuma chance de ter indústria forte sem investimento em inovação”, apontou.

O diretor do Sebrae-ES, Luiz Toniato, lembrou da importância de comemorar o dia da indústria e como o setor é um dos maiores ativos estratégicos de um país e por isso precisa ser tocada com a responsabilidade e representatividade que tem.

“Nossa homenagem à indústria não é apenas pela sua participação no PIB, pelos seus números, seus indicativos, mas sim pelo valor que ela entrega à sociedade”, enfatizou. (Por Siumara de Freitas Gonçalves - Acom/Findes)

Leia também:

Empresa busca apoio do Fundo de Proteção ao Emprego
Fundo Soberano do ES abre edital para gestoras de fundos
Sefaz cria canal direto para parcelar débitos de IPVA e ITCMD
Prazo para atualizar cadastro no Compete-ES vai até dia 30
Banestes assinou convênio de cooperação com o CRM-ES
ES conquista IG de Indicação de Procedência para Café Conilon
Indústria de calçados Usaflex terá CD no município de Serra
Rio Bananal realiza 1º concurso de qualidade de café conilon
Recursos do FPE já são liberados para empresas capixabas
Governo do Espírito Santo promoverá Rodada de Negócios

TAGS:
EMPREGO | PIB | ECONOMIA | FUNDO | PEQUENOS | PRODUÇÃO | INDUSTRIA | PRÉ-SAL | SELIC