SAÚDE

ES começa vacinar trabalhadores de portos e aeroportos

Governador Renato Casagrande recebeu trabalhadores da área para a 1ª dose da vacina.

Em 28/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador Renato Casagrande destacou a importância do início da imunização dos trabalhadores portuários e aeroportuários.

O Governo do Estado deu início à imunização de mais dois grupos prioritários da Campanha Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (28). Em ato simbólico no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande recebeu trabalhadores portuários e do transporte aéreo para aplicação da primeira dose da vacina.

O início da vacinação destes grupos segue a orientação do Ministério da Saúde, comunicada na última terça-feira (25). No Espírito Santo, 19.851 trabalhadores serão imunizados, sendo 1.017 do transporte aéreo e 18.834 portuários.

Ainda, segundo a Resolução nº 085/2021, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a vacinação ocorrerá de acordo com a disponibilidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Na última quarta-feira (26), o órgão encaminhou 19.627 doses para este grupo, podendo atender 78% dos trabalhadores do transporte aéreo e 100% dos portuários.

O governador destacou a importância do início da imunização dos trabalhadores portuários e aeroportuários.

“É um grupo que não parou em nenhum momento. Já estou conversando com minha equipe para que possamos tomar alguma decisão para que o Estado ajude a diminuir o risco de contágio de novas variantes em portos e no aeroporto, independentemente de o Governo Federal tomar ou não alguma decisão”, disse.

Casagrande também anunciou a decisão pela retomada da vacinação por faixa etária, dando mais agilidade à imunização da população capixaba em geral.

“Vamos começar a vacinar grupos prioritários com mais intensidade. A CIB decidiu que podemos vacinar a população pela faixa etária, da maior para a menor, sem comorbidade, desde que continuemos a reservar as doses para os grupos prioritários. Então, de todas as doses que chegarem agora, 10% serão para a reserva técnica para seguirmos com a vacinação desses grupos. Do que sobrar, 20% será para grupos prioritários e os 80% restantes serão para vacinar por idade”, afirmou o governador.

Identificação

No ato da vacinação, estes trabalhadores deverão levar documento que comprove a situação de trabalhador empregado de companhias aéreas nacionais. Aos demais, o devido credenciamento aeroportuário válido, conforme o Decreto n° 7.168/2010 e RBAC 107 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A Secretaria da Saúde (Sesa) recomenda que para a operacionalização da imunização, a vacinação seja realizada in loco ou o município identifique um serviço de vacinação de referência o mais próximo possível do local de atuação dos trabalhadores portuários e dos trabalhadores do transporte aéreo. (Com informações da Ascom/Governo do ES)

Leia também:

Saúde antecipa vacina para educação e inicia público em geral
Especialistas alertam para os sintomas da esclerose múltipla
Medidas restritivas podem minimizar possível 3ª onda da covid
Diagnóstico precoce do glaucoma pode evitar perda da visão
Mais 629 mil doses da vacina da Pfizer chegam ao Brasil
ES: Estado anuncia 19.947 procedimentos oftalmológicos
Serra registra queda nos casos de dengue, zika e chicungunya
Surto de sarampo no Norte do país acende sinal de alerta
Covid: Estado do ES recebe mais 191,3 mil doses de vacinas
Covid: Saúde distribuirá mais 6,4 milhões de doses de vacinas
Doença cardíaca é principal causa de morte de mulheres, diz revista
Saúde mental pode ser a causa de dores no corpo, diz Samorai
Dicas de como evitar problemas mais comuns na coluna
Obesidade é fator de risco para perda dos dentes, diz dentista
Cuidados paliativos e terapia de suporte para pacientes covid
> Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid

TAGS:
PANDEMIA | GLAUCOMA | VISÃO | DORES | CORPO | PERSONAL | SAÚDE | COVID-19 | CIDADE