EDUCAÇÃO

Escola realiza ação de combate ao abuso sexual infantil

Escola localizada em Vitória realiza ação de combate ao abuso e à exploração sexual infantil

Em 16/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Luis Oliveira/PMV

A ação teve a parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Vitória e do Centro de Referência da Juventude (CRJ).

O tema é sério e precisa mobilizar o maior número de pessoas possível. Por isso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, que fica em Resistência, realizou nesta segunda-feira (15), uma ação de conscientização e sensibilização alusiva ao 18 de maio, Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foram envolvidos cerca de 90 estudantes das turmas do 9º ano.

A ação teve a parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Vitória e do Centro de Referência da Juventude (CRJ). As turmas foram divididas em dois grupos, sendo que um deles ficou com a equipe do Creas na sala de informática, e o outro com a equipe do CRJ, na biblioteca da escola.

Na sala de informática, as assistentes sociais Márcia Zamperlini e Renata Sonegheti, juntamente com a educadora social Lorrany Porto, conduziram um bate-papo com os estudantes sobre como identificar situações de abuso e violência, reforçando quais as medidas devem ser tomadas, ressaltando que o poder público tem o dever de apoiá-los.

Para tornar o momento mais leve, foram realizadas algumas dinâmicas lúdicas, como um jogo de levantar plaquinhas com as palavras "fato" ou "fake", além da exibição de vídeos e material gráfico. Os estudantes também puderam tirar dúvidas e conversar sobre o tema. No final, receberam uma cartilha de conscientização.

Na biblioteca, a psicóloga Germana Ferreira, a terapeuta ocupacional Milena e o educador social Fred Farias apresentaram o CRJ para as turmas, ressaltando a importância do local para promover a convivência, formação, informação e expressão de jovens com idade entre 14 e 29 anos, no município de Vitória. Eles também falaram sobre a importância do dia 18 de maio.

"É uma data muito importante para que protejamos nossas crianças e adolescentes, nossos corpos e a nossa comunidade. Um agressor muitas vezes é alguém próximo, do convívio da pessoa. Por isso, é importante que eles sejam conscientizados e sensibilizados sobre o tema, para que saibam como lidar caso sejam vítima de violência ou conheçam alguma vítima", disse o educador social Fred Farias.

Conscientização

À frente da direção da unidade de ensino, Elaine Vieira ressaltou a importância da ação para a comunidade escolar. "Essa é uma programação bem bacana, que traz à tona um tema que é muito importante de ser discutido. Queremos sempre que a escola seja um local em que os estudantes se sintam seguros, por isso buscamos sempre estabelecer uma relação de confiança com eles, para que caso precisem de ajuda, saibam que podem contar conosco", destacou.

A ação foi muito bem recebida pelos estudantes, que participaram ativamente fazendo perguntas, indagações e esclarecendo dúvidas. O estudante Yuri dos Santos falou sobre a importância da ação.

"Eu curti, achei uma experiência bem legal. É importante que tenha sempre, para sempre nos lembrarmos e estarmos atentos a possíveis violências, para que possamos proteger a nós mesmos e também os colegas. Eu já conhecia e frequento o CRJ, e sempre falava com os colegas. Foi legal eles terem vindo para que outros também possam conhecer", pontuou.

Creas

O Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) oferta os serviços de proteção social especial de média complexidade voltados para famílias e indivíduos com violações de direitos, decorrentes de violência, maus-tratos, negligência, abandono, trabalho infantil, entre outros. Os serviços oferecidos visam a fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo o abrigamento e o asilamento.

Vitória possui três Creas, localizados nas regiões de Bento Ferreira, Centro e Maruípe. Os atendimentos são feitos a partir de demanda espontânea (quando a própria pessoa ou familiar procura o Creas); encaminhado por algum serviço da rede: escolas, unidades de saúde, Cras, etc; pelo Sistema de Garantia de Direitos; por denúncias no 156, Disque 100 e outros.

Centro de Referência da Juventude

O CRJ de Vitória é um local que proporciona aos jovens, entre 14 e 29 anos, moradores de Vitória, momentos de discussão e formulação de políticas públicas. O espaço promove a interação entre jovens de várias regiões da capital e oferece atividades baseadas em quatro pilares fundamentais: convivência, formação, informação e expressão, reconhecendo os jovens como protagonistas nas definições das ações voltadas para eles.

Para participar das atividades do CRJ, o jovem interessado deve comparecer ao local para preenchimento da ficha de cadastro e apresentar comprovante de residência. O local é situado na Avenida Vitória, 1320, no bairro Ilha de Santa Maria, e funciona no horário das 9h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 12h no sábado. (Secom/PMV)

Leia também:

Vitória forma profissionais de excelência para o mercado
Música e atividades coletivas para celebrar o Dia da Família
Escola utiliza ferramentas inovadoras para melhorar ensino
Dia da família: escolas desenvolvem programação especial
Aracruz abre as inscrições para o curso de Camareira
Anchietenses iniciam as aulas do curso de aquaviários
Alunos de Colatina aprendem artes marciais em aulas 
Governo ES divulga inscrições para cursos on-line do Pronatec
IFES abre Processo Seletivo para o Curso de Pós-graduação
Viana: Escola prepara alunos para torneio estadual de xadrez
Centro Pop inaugura sala de Educação de Jovens e Adultos

TAGS:
VITÓRIA | ESCOLA | ABUSO SEXUAL | INFANTIL | EXPLORAÇÃO