TEMAS GERAIS

EUA: Elton John pede “pé no acelerador” na luta contra a Aids

Astro pop britânico Elton John pediu aos senadores que não relaxem na luta contra HIV a Aids.

Em 19/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS/Anna Gordon/

Elton John pediu que senadores dos Estados Unidos precisa autorizar a extensão do PEPFAR por mais cinco anos antes de 30 de setembro.

O astro pop britânico Elton John pediu aos senadores dos Estados Unidos nesta quarta-feira (19) que não relaxem na luta contra o HIV e a Aids, conforme o Congresso enfrenta um prazo em setembro para reautorizar o programa multibilionário dos EUA de combate à doença.

“Não há melhor símbolo da grandeza americana do que o PEPFAR, e todos vocês deveriam estar muito orgulhosos de seus esforços extraordinários”, disse John, cuja fundação levantou centenas de milhões de dólares para combater a Aids, em uma audiência do Comitê de Relações Exteriores do Senado sobre a reautorização do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Alívio da AIDS (PEPFAR), via videoconferência. 

O Congresso precisa autorizar a extensão do PEPFAR por mais cinco anos antes de 30 de setembro.

O PEPFAR, criado em 2003 pelo então presidente republicano George W. Bush, tem o apoio de republicanos e democratas. Espera-se que o programa seja reautorizado, mas o esforço pode ser complicado por divisões partidárias sobre o aumento do limite da dívida federal e o corte de gastos do governo.

“Precisamos manter o pé no acelerador. Chegamos tão longe em tão pouco tempo, relativamente. Ao estender o PEPFAR por mais cinco anos e financiá-lo integralmente, juntos podemos continuar a marcha para acabar com a Aids para todos em todos os lugares e sem deixar ninguém para trás”, disse o cantor.

Um valor específico não foi definido para a reautorização, mas o Congresso normalmente aprova entre 6,5 bilhões e 6,9 bilhões de dólares para o PEPFAR a cada ano. (Reportagem de Patrícia Zengerle - da Reuters - https://istoe.com.br/author/reuters/)

Leia também:

Ondas de calor recorde matam 15 pessoas na Índia e Tailândia
População da Índia vai superar a da China nos próximos meses
 > Governo mapeia 14 mil áreas com alto risco de deslizamento
Correios reestrutura sua carteira de imóveis abandonados
MST ocupa fazenda utilizada pela Suzano no Espírito Santo
STF publica decisão sobre revisão de toda vida de aposentadorias
Agentes penitenciários anunciam paralisação nesta sexta-feira
> ​Prefeitura lança um novo portal turístico para Vila Velha
Prefeitura de Nova Venécia vai implantar programa Morar Legal
Governo proibirá contratos com empresas envolvidas em atos
Escolas municipais de Cariacica terão botão do pânico

TAGS:
AIDS | ELTON JOHN | LUTA | CONTRA | SENADORES