TEMAS GERAIS

População da Índia vai superar a da China nos próximos meses

A Índia não possui dados recentes do número de habitantes porque último censo é de 2011.

Em 19/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Niharika Kulkarni/Reuters

A Índia vai alcançar 1,428,6 bilhão de habitantes em meados do ano, superando a marca de 1,425,7 bilhão da China, de acordo com o relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) sobre o Estado da População Mundial.

A Índia vai superar em meados de 2023 a China como o país de maior população do mundo, de acordo com projeções da ONU divulgadas nesta quarta-feira (19), o que representa grandes desafios para um país com infraestrutura precária e empregos insuficientes para seus milhões de jovens.

A Índia vai alcançar 1,428,6 bilhão de habitantes em meados do ano, superando a marca de 1,425,7 bilhão da China, de acordo com o relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) sobre o Estado da População Mundial.

A China tem sido historicamente considerada a nação com maior população do mundo desde a queda do Império Romano. Mas sua população diminuiu no ano passado, o que aconteceu pela primeira vez desde 1960, segundo os dados oficiais divulgados há alguns meses.

Muitos atribuem o resultado na China ao aumento do custo de vida, assim como ao maior número de mulheres no mercado de trabalho e no ensino superior.

Pequim acabou em 2016 com sua rígida política de apenas um filho por família, imposta na década de 1980 em meio a temores de uma superpopulação. Em 2021, o país passou a permitir que os casais tenham três filhos.

A China prevê um declínio demográfico contínuo devido à queda na taxa de natalidade e ao envelhecimento de sua força de trabalho.

Resposta ao envelhecimento

O governo chinês afirmou nesta quarta-feira que “aplica uma estratégia nacional para responder ativamente ao envelhecimento da população, promove a política de três filhos com medidas de apoio e responde ativamente às mudanças no desenvolvimento populacional”.

“O dividendo demográfico da China não desapareceu, o dividendo de talento está tomando forma e o estímulo ao desenvolvimento continua forte”, disse o porta-voz da diplomacia do país, Wang Wenbin.

A Índia não possui dados recentes sobre o número de habitantes porque o país não faz um censo populacional desde 2011.

O censo que a Índia organiza a cada década estava programado para 2021, mas foi adiado pela pandemia de coronavírus.

Atualmente, o país enfrenta obstáculos logísticos e a relutância política, o que torna improvável a organização de um censo a curto prazo.

Os críticos acusam o governo de adiar deliberadamente o censo para ocultar informações polêmicas, como a taxa de desemprego, antes das eleições nacionais de 2024.

A economia indiana, sob o governo do primeiro-ministro Narendra Modi, luta para oferecer emprego aos milhões de jovens que entram na força de trabalho a cada ano.

Metade da população do país tem menos de 30 anos.

O governo também enfrenta o desafio de proporcionar energia elétrica, alimentos e habitação para a população cada vez maior.

População mundial

De acordo com o Pew Research Centre, a população indiana aumentou em mais de um bilhão de pessoas desde 1950, ano em que a ONU começou a compilar dados populacionais.

O relatório do UNFPA destaca que a população mundial atingirá 8,045 bilhões de pessoas nos próximos meses.

Outros países, especialmente na Europa e Ásia, registram a tendência de declínios demográficos nas próximas décadas, de acordo com dados da ONU publicados em julho do ano passado, que antecipam como será a população mundial até o ano 2100.

Oito nações de mais de 10 milhões de habitantes, a maioria na Europa, registraram queda no número de habitantes na última década.

Em contraste, a população da África deve aumentar de 1,4 bilhão atualmente para 3,9 bilhões em 2100. O continente abrigará 38% da população mundial, muito acima dos 18% atuais.

O Japão enfrenta um declínio devido ao envelhecimento de sua população, o que provocou uma redução de três milhões de habitantes entre 2011 e 2021.

A população do planeta em seu conjunto diminuirá na década de 2090, após atingir o pico de 10,4 bilhões, segundo a ONU. (stu/gle/mca/mas/zm/fp - AFP - https://istoe.com.br/autor/afp/)

Leia também:

Governo mapeia 14 mil áreas com alto risco de deslizamento
Correios reestrutura sua carteira de imóveis abandonados
MST ocupa fazenda utilizada pela Suzano no Espírito Santo
STF publica decisão sobre revisão de toda vida de aposentadorias
Agentes penitenciários anunciam paralisação nesta sexta-feira
> ​Prefeitura lança um novo portal turístico para Vila Velha
Prefeitura de Nova Venécia vai implantar programa Morar Legal
Governo proibirá contratos com empresas envolvidas em atos
Escolas municipais de Cariacica terão botão do pânico
CNJ reserva vagas de trabalho no Judiciário para mulheres
Ataque a colégio em Goiás com facas e machadinha deixa feridos

TAGS:
ÍNDIA | CHINA | POPULAÇÃO | ONU | CRESCIMENTO