TEMAS GERAIS

Escolas municipais de Cariacica terão botão do pânico

Ferramenta foi apresentada aos diretores das unidades de ensino da cidade nesta terça (11).

Em 12/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay

O botão do pânico faz parte de uma série de medidas que estão em fase de implementação nas escolas de Cariacica para auxiliar na segurança de alunos e professores.

Uma iniciativa inédita na cidade que visa levar mais segurança para as escolas de Cariacica será implementada da rede municipal de ensino: o botão do pânico. A nova ferramenta foi apresentada aos diretores das unidades de ensino da cidade na manhã desta terça-feira (11).

O botão do pânico faz parte de uma série de medidas que estão em fase de implementação nas escolas de Cariacica para auxiliar na segurança de alunos e professores. Na próxima quinta-feira (13) os diretores passarão por um treinamento para o uso e então a ferramenta já estará apta para uso. 

O secretário de Educação interino Rogério Guimarães destacou as medidas de segurança que estão sendo adotadas na rede de ensino.

"Criamos um protocolo de segurança que contempla, além da disponibilização do botão do pânico, limitação de circulação de pessoas no ambiente escolar, atendimento por meio de agendamento prévio e ampliação do videomonitoramento nas escolas”, ressaltou.

O secretário de Defesa Social de Cariacica, Claudio Victor, explica que o aplicativo com o botão do pânico será integrado à Guarda Municipal, que irá direcionar o chamado às forças de segurança competentes.

“Esse trabalho conta com a parceria da Polícia Militar e da Polícia Civil e ainda poderá contar com a colaboração da Policia Rodoviária Federal, por meio de um termo cooperação técnica firmado entre a Prefeitura e o órgão federal”, detalhou.

A apresentação da funcionalidade do botão do pânico pelo aplicativo foi feita pelo subsecretário e Tecnologia da Informação Teófilo Dias.

“O aplicativo é seguro e de fácil manuseio, e faz parte da estratégia de segurança pública implementada por meio do Cerco Inteligente. Como uma das etapas do projeto de implantação vamos capacitar todos os diretores e coordenadores para a utilização do aplicativo e os protocolos de segurança que estão sendo implementados", explica.

Segurança

As unidades de ensino da rede municipal já são atendidas pela Patrulha Escolar realizada pela Guarda Municipal de Cariacica, que visa garantir a segurança e evitar ocorrências, projeto que está sendo intensificado. As escolas também contam com sistema de videomonitoramento e profissionais de portaria, que junto com a equipe pedagógica controlam a entrada e saída dos estudantes. (Semco/PMC)

Leia também:

CNJ reserva vagas de trabalho no Judiciário para mulheres
Ataque a colégio em Goiás com facas e machadinha deixa feridos
Começam as inscrições para Casamento Comunitário na Serra
Rompimento de barragem provoca inundações no Ceará
Movimentos sociais têm assento em comitê para população de rua
Homem invade creche e mata quatro crianças em Blumenau
Chuvas levam mais 2 cidades do Acre a decretar emergência
> Ataque americano na Síria mata líder do Estado Islâmico
IBGE: número de trabalhadoras domésticas caiu em 10 anos
Estratégias ajudam a diminuir conflito entre fazendeiros e onças
Mais de 18 câmeras já estão operando em escolas de Aracruz

TAGS:
ESCOLAS | CARIACICA | BOTÃO DO PÂNICO | PROFESSORES | ALUNOS