CIDADE

Fundação Alphaville faz intervenções em bairro de Guarapari

O descarte irregular de lixo na Avenida Santa Cruz, onde será instalada uma lixeira pública.

Em 17/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Fundação Alphaville

Moradores elegeram abrigo de ônibus e lixeira como as principais necessidades da comunidade de Jabaraí.

A Fundação Alphaville, organização sem fins lucrativos que tem a Alphaville Urbanismo como principal mantenedora, entregou, nesta semana, um abrigo de ônibus no bairro Jabaraí, em Guarapari (ES). A ação faz parte do programa Convivência que Constrói, criado pela Fundação Alphaville, em que são formados grupos de moradores com o objetivo de planejar intervenções e melhorias para seus bairros, em áreas de influência direta dos empreendimentos da urbanizadora. Neste caso, os residentes de Jabaraí, Pontal e Perocão, juntamente com a Fundação Alphaville, identificaram os principais pontos de melhorias na região e chegaram ao consenso sobre a necessidade da instalação desse abrigo de ônibus e de lixeiras públicas, que serão implantadas em novembro deste ano.

O abrigo de ônibus coberto está localizado na Avenida Santa Cruz, próximo ao escadão que dá acesso à escola municipal e a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na principal via do bairro Jabaraí. Anteriormente, o ponto de ônibus não dispunha de cobertura e, em dias de chuva ou de muito calor, os passageiros se abrigavam nas portas do comércio local. A lixeira também estará na mesma avenida e tem como objetivo reduzir o descarte de resíduos nas calçadas, já que provocam enchentes, mal cheiro, sujeira, atrapalham os pedestres e são foco para proliferação de insetos.

"Desde fevereiro de 2021, realizamos três encontros com a população para apresentar a Fundação, depois para coletar prioridades a respeito das necessidades do bairro e, posteriormente, para fazer uma trilha social nas ruas, identificando os apontamentos levantados no 2º encontro. Tanto a instalação do abrigo de ônibus quanto das lixeiras representam o início das melhorias que queremos oferecer para a população local, que enfrenta problemas com infraestrutura e saneamento básico. Ao longo dos próximos dois anos, estudamos dar início às outras iniciativas como a implementação de um jardim de chuva, que ajudará na drenagem da água, pintura do escadão que dá acesso à escola municipal e a uma UBS, além de instalar outras lixeiras públicas em pontos estratégicos", afirma Ricardo Benitez, Coordenador de Sustentabilidade e responsável pelo projeto em Jabaraí.

A assistência prestada ao bairro Jabaraí faz parte do objetivo da Fundação Alphaville de estimular o protagonismo social nas comunidades onde atua, para contribuir com cidades mais justas. Com a chegada do residencial da Alphaville Urbanismo nas Três Praias, Guarapari, em 2020, e o retorno da urbanizadora à região no primeiro semestre deste ano, iniciou-se um processo de escuta dos moradores, que perdurará durante a etapa de obras dos empreendimentos. Ao longo desse período e dos encontros que devem acontecer em 2022 e 2023, de forma on-line ou presencial, os moradores poderão aprender como promover a transformação e mantê-la mesmo após o fim do programa Convivência que Constrói. (Por Amanda Leonelli Florindo - AsImp)

Leia também:

Praia de Vila Velha receberá intervenções de acessibilidade
> ​Defesa Civil busca parceria com UFES para sistema de alerta
Projeto Van da boa energia percorre comunidades de Vitória
Serra realiza Semana Municipal das Juventudes entre 18 e 25
Desenvolvimento urbano realiza capacitação de servidores
Viana oferece curso de capacitação de bombeiro hidráulico
Detran inicia implantação de ciclovias no município de Aracruz
GGIM: Serra volta a contar com o Observatório de Segurança
Prefeitura de Vitória anuncia pacote de R$ 1 bilhão até 2024
Serra mais iluminada com novos pontos de iluminação pública
Biblioteca Municipal amplia acervo em formato acessível

TAGS:
COMUNIDADE | URBANISMO | LIXEIRA | ABRIGO | RUA | GUARAPARI | FUNDAÇÃO | ALPHAVILLE