NEGÓCIOS

Governo do Estado apoia maior feira de rochas das Américas

Ricardo Ferraço esteve na solenidade de abertura da Vitória Stone Fair 2023, na Arena Multiuso.

Em 08/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Vice-Governadoria do ES

O setor de rochas ornamentais é responsável por grande parte da movimentação da economia capixaba, gerando novos negócios e emprego e renda. Em 2022, o Estado do Espírito Santo exportou, U$ 1,05 bilhão.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Ricardo Ferraço esteve presente, nesta terça-feira (07), na solenidade de abertura da Vitória Stone Fair 2023, maior feira de rochas ornamentais das Américas, na Arena Multiuso (antigo Pavilhão de Carapina). O evento prossegue até sexta-feira (10) e conta com o apoio do Governo do Estado.

Ferraço integrou uma comitiva que contou também com representantes das Secretarias da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); de Turismo (Setur) e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O setor de rochas ornamentais é responsável por grande parte da movimentação da economia capixaba, gerando novos negócios e emprego e renda. Em 2022, o Estado do Espírito Santo exportou, U$ 1,05 bilhão em rochas ornamentais e foi responsável por quase 82% do faturamento do país, de acordo com informações do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).

Transformação

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, destacou que o setor de rochas ornamentais se transformou ao longo das duas últimas décadas e, não apenas nos aspectos relacionados à volume, produção, qualidade, valor agregado, mas nos seus conceitos e nos seus valores, assim como na responsabilidade coletiva com a sociedade.

“Após dois anos e em função da pandemia, a Stone Fair volta com tudo, com força, confiança e com a expectativa positiva do governador Renato Casagrande que só não está aqui conosco hoje, porque foi chamado pelo ministro da Economia, Fernando Haddad, para tratar pauta efetiva com o Governo Federal. Nós estamos cuidando de reparar perdas que foram impostas aos estados federados”, disse Ricardo Ferraço.

Ferraço lembrou que o setor de rochas ornamentais responde por aproximadamente 11% de tudo o que é exportado no Estado. O segmento tem uma forte característica de em sua base ser representado de forma heterogênea pela pequena, micro e média empresa que é um patrimônio fundamental e está presente em diversos arranjos econômicos, por isso é importante o apoio da APEX Brasil.

“Hoje estamos aqui conversando com empreendedores do setor de rochas, mas logo logo vamos conversar com outros arranjos econômicos, como a agricultura de base familiar, o café conilon, o café arábica, o cacau, a pimenta e também, vamos conversar sobre florestas plantadas. Esse é um importante ativo do Espírito Santo que queremos apresentar ao presidente da Apex Brasil, Jorge Viana. Por isso, o retorno da Vitória Stone Fair nos dá entusiasmo”, pontuou. (As informações são da vice-Governadoria do ES)

Leia também:

Tribunal de Contas aprova a desestatização da estatal ES Gás
Petrobras finalizou a venda do campo de Albacora Leste
Operadora de cartão Le Card implanta redução de plástico
FIESP: Paulo Hartung assina manifesto em apoio à Josué
Lições que a Americanas deixará para o pequeno investidor
Quais os principais cuidados ao participar de processos seletivos
Reckitt Hygiene amplia e vai gerar 100 novos empregos no ES
Melhores maneiras de se destacar na hora de ser contratado
Assevila celebra 15 anos e lança Hub de Inovação Inova Vila
Dessalinização da ArcelorMittal Tubarão é referência mundial

TAGS:
FEIRA | ROCHAS | ORNAMENTAIS | NEGÓCIOS | EXPORTAÇÕES