EDUCAÇÃO

Ifes lança a 2ª turma do curso de programação de software

A formação da turma de alunos se dará por intermédio do Ifes, por meio dos Polos da UaB.

Em 26/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

As inscrições para o Programe-se e Reprograme-se​ começaram hoje (26) e vão até o dia 18 de junho. São 1.140 vagas, totalmente gratuitas. O curso faz parte do projeto desenvolvido em conjunto com a Act!on e o Ifes.

O Programe-se e Reprograme-se é o maior e mais estruturado programa gratuito de capacitação em programação de software para jovens e adultos do Espírito Santo. O objetivo é formar profissionais para empresas de tecnologia do estado.

As inscrições começaram hoje (26) e vão até o dia 18 de junho. São 1.140 vagas, totalmente gratuitas. O curso faz parte do projeto desenvolvido em conjunto com a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Após o lançamento em 26 de junho de 2022, o programa chega em sua segunda oferta, sendo que a do Programe-se aconteceu em março. A formação da turma de alunos se dará por intermédio do Ifes, por meio dos Polos municipais de Apoio Presencial da UaB do Espírito Santo. 

A oferta do Reprograme-se está aberta somente para quem já possui o ensino médio completo e estudantes do último ano do ensino médio da escola pública. 

100% gratuito e executado na modalidade à distância, o programa conta com apoio e orientações presenciais, quando necessário, nos polos de atendimento dos municípios contemplados no Reprograma-se. 

Orientações

O Reprograme-se terá um acompanhamento intensivo de tutores e monitores para orientações e contribuições na evolução dos alunos. O programa não tem limite de idade e é composto por dois cursos: o curso Programação básica de aplicativos Web - Front-end e o curso Programação com JavaScript e o Framework Node.js - Back-end. 

A duração é de oito meses, sendo quatro meses para cada curso, com carga horária de 12h semanais. 

O diretor-presidente da Act!on, Niase Borjaille Ferreira, lembra que fizer o curso Reprograme-se estará preparado para assumir demandas de mercado de baixa complexidade no desenvolvimento de soluções web usando HTML e CSS , além da linguagem de programação JavaScript, juntamente com o framework Node.js. O aluno também vai estar fundamentado para se adaptar a outras plataformas de desenvolvimento. 

“Estamos falando de uma das maiores entregas para a sociedade capixaba. Sensibilizar jovens e adultos para o mercado de Tecnologia da Informação, além de contribuir para as demandas das empresas de tecnologia, é uma excelente oportunidade para que essas pessoas entrem nesse mercado, um dos mais promissores do mundo”, observa o diretor-presidente Niase Borjaille Ferreira.

Funcionamento

Os conteúdos e atividades serão repassados semanalmente para os alunos que deverão resolver e postar até o início da semana seguinte. Assim, os alunos podem aproveitar o fim de semana para concluir as atividades. O curso é totalmente on-line e utiliza o Ambiente de Aprendizagem – Moodle e um ambiente interativo de desenvolvimento web. 

O aluno poderá, caso necessite, realizar atividades no polo de apoio presencial UaB do município, em horário combinado com o professor mediador. O Reprograme-se conta com uma estrutura para quem tiver dúvidas: um professor mediador que possui formação na área do reprograme-se que atenderá de forma on-line e presencial e um monitor, estudante do Ifes em curso de informática, que dará o apoio on-line.

O estudante terá acompanhamento em horários pré-determinados para realização das atividades de programação de forma interativa e, ainda, atividades síncronas por meio web conferência e encontros presenciais no polo de apoio presencial UaB do município listado no edital.

As matrículas são realizadas on-line, no link: www.reprograme-se.org.br  a partir das informações e documentação disponibilizadas na inscrição.(Por Juba Paixão/AsImp)

Leia também:

Prazo para instituições públicas aderirem ao Sisu termina hoje
Curso busca aumentar presença feminina na área tecnológica
Vitória nomeia mais 440 profissionais da educação
Cariacica entrega kits de material escolar para estudantes
Escola de Linhares promove aulas dinâmicas e criativas
Quatro em cada dez alunos do 4º ano não dominam a leitura
Professores de todo país terão cursos de educação financeira
Escola realiza ação de combate ao abuso sexual infantil
Vitória forma profissionais de excelência para o mercado
Música e atividades coletivas para celebrar o Dia da Família
Escola utiliza ferramentas inovadoras para melhorar ensino

TAGS:
IFES | INSCRIÇÕES | EDUCAÇÃO | CURSO | SOFTWERE | FORMAÇÃAO | PROGRAMAÇÃO