POLÍTICA INTERNACIONAL

Jair Bolsonaro diz que a conversa com o Putin foi profícua

Bolsonaro e Putin manifestaram hoje, em Moscou, a disposição de manter um diálogo ativo

Em 16/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin

O presidente brasileiro iniciou o seu pronunciamento agradecendo os votos de solidariedade de Putin às famílias atingidas pela tragédia em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Em declaração conjunta à imprensa, os presidentes Jair Bolsonaro e Wladimir Putin manifestaram hoje (16), em Moscou, a disposição de manter um diálogo ativo, principalmente, nos temas de defesa, tecnologia e energia.

Após uma conversa que durou quase duas horas, Bolsonaro disse que o encontro foi "profícuo e de amplo interesse dos nossos países". Os dois presidentes fizeram referência ao encontro desta quarta-feira entre os ministros das Relações Exteriores e da Defesa de ambos países.

Bolsonaro está na Rússia a convite de Putin e o encontro aconteceu no palácio do Kremlin, sede do governo russo.

O presidente brasileiro iniciou o seu pronunciamento agradecendo os votos de solidariedade de Putin às famílias atingidas pela tragédia em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Bolsonaro disse, ainda, que "somos solidários a todos os países que querem e se empenham pela paz". 

"Temos uma colaboração intensa nos principais foros internacionais, como Brics [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], G-20 e Nações Unidas, onde defendemos a soberania dos estados, o respeito ao direito internacional e à Carta das Nações Unidas", acrescentou.

Agenda global

Putin, em sua fala, afirmou que:

"Ao trocar opiniões sobre temas da agenda global e regional, constatamos que, sobre muitos assuntos, as posições dos nossos países são próximas ou coincidentes. Mantemos diálogo ativo entre os nossos ministérios das Relações Exteriores e Defesa. À propósito, os chefes dessas pastas hoje realizaram a primeira reunião no formato 2+2. Os nossos países defendem a formação do mundo multipolar, com base no direito internacional e no papel central coordenador da ONU [Organização das Nações Unidas}".

O presidente russo disse, ainda, que os dois países seguirão com parcerias no Brics.

Bolsonaro destacou que o Brasil é uma potência no agronegócio e que há muito interesse no comércio de fertilizantes com a Rússia.

"No campo da energia, existem amplas oportunidades para ampliarmos negócios nas áreas de extração de gás, petróleo e derivados", afirmou o presidente, além de manifestar o desejo de estreitar o diálogo em temas como exploração em águas profundas e hidrogênio.

"Atribuímos elevada prioridade à dinamização da aliança tecnológica entre Brasil e Rússia e sugeri trabalharmos juntos em áreas de ponta como nanotecnologia, biotecnologia, inteligência artificial, tecnologia de informação e comunicações, e pesquisa em saúde", finalizou Bolsonaro. (Por Marieta Cazarre/Agência Brasil)

Leia também:

Biden diz que um ataque da Rússia à Ucrânia ainda é possível
Rússia retira parte de tropas da fronteira com a Ucrânia
Ataque da Rússia pode acontecer nesta quarta, diz Ucrânia
Tensão na Ucrânia pressiona cotação do petróleo e inflação
Bolsonaro vai à Rússia em meio ao risco de guerra na Ucrânia
Governo da Ucrânia exige reunião com Rússia em 48 horas
Tribunal alemão rejeita recursos contra obrigatoriedade de vacina
EUA alertam que Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer hora
Joe Biden critica censura de orientação sexual em escolas
Programa facilitará entrada de cidadãos brasileiros nos EUA

TAGS:
RÚSSIA | BRASIL | BOLSONARO | PUTIN | CONVERSA